Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo de uso misto para a Shop and Trade, uma empresa de importação e distribuição de roupas, está localizado na Pireos Street, a histórica estrada que liga a cidade de Atenas, com o porto de Pireos. Desde o final do século XIX, as áreas circundantes foram dominadas por usos industriais e armazéns. Nos últimos dez anos, reconstrução de campos contaminados devido à ocupação industrial, a construção de museus e a reutilização da antiga fábrica de gás como um centro cultural revitalizou a área, reafirmando a importância histórica da rua. O local da Shop and Trade é cercado por diferentes morfologias e escalas urbanas: subsidiados conjuntos habitacionais modernistas, áreas industriais e tradicionais blocos urbanos. O complexo foi projetado para mediar e redefinir o seu relacionamento com o entorno.
A propriedade está cercada por ruas em três lados. O volume de escritórios de quatro andares e em forma de L é localizado ao longo da rua de trás e faz limite com a propriedade adjacente. Ao abri-se para a Pireos Street, na intersecção com a Kydonion Street, o jardim contribui para a qualidade do espaço público, enquanto proporciona um foco visual e um respiro ambiental para os escritórios. O revés também dota o interior de vistas panorâmicas.
As faixas de jardim insinuam-se em direção a Smyrnis Street ao fundo, embaixo do volume do escritório principal, sugerindo continuidade de percepção dos espaços abertos públicos e privados enquanto demarca uma fronteira entre a zona de lazer e o piso de entrada dos principais escritórios e showrooms. O tratamento distinto das elevações frontais e posteriores expressam a relação entre a natureza industrial da Smyrnis Street e a identidade emergente da Pireos Street
A estrutura e todas as superfícies das paredes exteriores são de concreto aparente. A escolha do material visa proporcionar uma sensação de atemporalidade. Mais importante, o desígnio de materiais de construção crus para o acabamento requer uma disciplina de projeto e construção. O detalhamento expressa a hierarquia lógica das decisões de projetos, assim como a articulação de diferentes camadas do envelope do edifício. As fachadas frontais são visualmente contínuas, superfícies fluidas, que também servem de telas. A elevação verticalmente curvada do prédio principal aparece como uma cortina que expressa o fluxo de energia e de brisas através do local. Assim, torna-se memorável a imagem da transversa amplidão espacial. O jardim é composto por árvores, gramíneas e ervas indígenas que exigem o mínimo de manutenção e irrigação, além de marcarem as estações do ano com seus aromas e mudanças de cores.
As divisórias internas ao longo do bloco principal são de vidro; assim, os limites de percepção e o caráter dos interiores são definidos pelo invólucro externo. As divisórias transversais, alinhadas à estrutura do edifício, são opacas, a fim de auxiliar na definição das unidades organizacionais e departamentais. As proporções da asa secundária permitem que o interior funcione como um plano aberto orientado para o jardim.
O complexo tem aproximadamente 10,000 m² e 9,000 m² adicionais de estacionamento subterrâneo para servir os funcionários e clientes. O desempenho ambiental do edifício é aprimorado pela combinação dos sistemas de energia geotérmica, um átrio no centro da asa do escritório central, e da coordenação automática das aberturas. As entradas para os principais escritórios estão situadas na Pireos Street (para a asa estreita) e Kydonion Street (para o bloco principal). As entradas de serviços estão dispostas ao longo das ruas laterais e posterior. A construção foi completada em junho de 2010.