Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois de uma longa procura em torno de Madrid, encontrei um terreno com características especiais que me entusiasmaram e a partir das quais o projeto surgiria. Grandes blocos de granito natural emergiam na encosta íngreme, com as espetaculares vistas sobre a serra de Madrid. Todas estas qualidades foram uma fonte de inspiração na hora de pensar nos espaços da residência; tanto os externos como os internos.
O entorno potencializa as qualidades arquitetônicas da casa, criando agradáveis sensações que são descobertas a medida que recorremos às diferentes estâncias. Criou-se um acesso à habitação muito fechado, com muros que envolvem e ocultam a paisagem para abrir caminho à surpresa que é gerada a partir de dentro. Os furos na fachada marcam cada uma das vistas da paisagem, introduzindo na vida cotidiana do usuário.
Através de uma visita arquitetônico que nos mostra a fachada de entrada da residência e descendo por uma suave escada, chega-se ao pórtico de entrada em que está o acesso. A habitação consta de três níveis. Atravessando a entrada principal encontra-se com a sala que distribui para os cômodos, surpreendente, por sua verticalidade, com a luz invadindo o espaço através de janelas altas e estreitas, orientadas estrategicamente para duas cachoeiras que existem na encosta leste da montanha. Este distribuidor é o centro da casa, o ponto de partida do qual se descobrirá arquitetura e meio ambiente, lugar onde todos os espaços são organizados como um conjunto que articula a geminação de diferentes volumes.
Grande parte das atividades que realizam-se na casa têm lugar no salão de jantar, que apoia-se sobre uma das grandes rochas de granito do terreno. Decidimos manter a rocha intacta, convertendo-a em uma peça chave no conjunto arquitetônico.
Desde o exterior, o salão é vivido com maior intensidade. A grande rocha serve de trânsito entre o local de permanência e a piscina com orientação sul e oeste, a mais propícia para o máximo desfrute. Com orientação sul, o nível inferior da habitação adapta-se a inclinação do terreno. Por outro lado, o nível superior parece flutuar sobre ela. Uma das coisas mais gratificantes do projeto é observar como a arquitetura foi pensada, estudada e refletida. Entusiasma a quem a experimenta, a vive e visita. Produz sensações que não te deixam indiferente e que, em grande parte graças ao respeito que se teve pelo entorno, conseguiu-se uma arquitetura em harmonia com a natureza.