-
Arquitetos: Nicolás Pinto da Mota
- Área: 510 m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um típico terreno de Buenos Aires de 8,66x50 m é projetada esta habitação com a tipologia de pátio central. O entorno se caracteriza pela existência de diversas tipologias arquitetônicas, desde casas térreas, centro desportivos até edifícios de dez pavimentos, o que mostra os diferentes momentos na legislação da área e a falta de compreensão da mesma.
Neste terreno é permitido construir até três pavimentos sobre o solo. O volume é definido pelo modelo que figura na legislação e o tamanho do terreno, gerando uma maior aproximação à escala. Foram tomados como objetivos explorar ao máximo as relações programáticas dos componentes típicos, público, privado e exterior, obtendo com isto um acerto com a continuidade do espaço.
A amplitude e relação do espaço é atingida através das alturas dos entrepisos, a localização do pátio e a liberação de ambas as frentes geram espaços semi-cobertos em relação com o exterior, propondo escalas diferenciadas e potencializando ao máximo as relações para o interior da quadra.
A materialidade, como expressão de componentes mais utilitários, está presente através do concreto, aço e vidro. O concreto utilizado em sua máxima dimensão sem apoios intermediários, as varandas em uma escala ampla, através de duas grades verticais ajustáveis permitem o controle da entrada de luz e a privacidade. A igualdade no tratamento das fachadas em vidro e aço, lhe dá elegância, sobriedade e beleza.