MoMA | Le Corbusier: Um Atlas de Paisagens Modernas

A nova exposição do MoMA Le Corbusier: An Atlas of Modern Landscapes foca na maneira em que Le Corbusier focava no mundo da arquitetura. Ela explora seus projetos de arquitetura mais famosos assim como a maneira pela qual ele foi capaz de realizá-los. Através de uma coleção de aquarelas, desenhos e fotografias, o curador Jean-Louis Cohen proporciona um mergulho nas jornadas e desenvolvimentos de Le Corbusier como um arquiteto, como ele explorava o mundo e que ele desenhou a partir de suas viagens e observações.

A obra de Le Corbusier e suas considerações tiveram uma larga influência na comunidade arquitetônica. Os cinco pontos da arquitetura são estudados por jovens estudantes de arquitetura ao redor do mundo. Seus ideais modernistas são considerados atemporais em alguns aspectos. E suas teorias urbanas foram concretizadas em muitas cidades-jardim americanas. Ele e seus contemporâneos transformaram a prática de arquitetura através da experimentação de materiais e engenharia abraçando as tecnologias e técnicas da época. Eles exploraram o potencial da pré-fabricação, assim como a estética do sem adordo de formas e funções simples. Mas o arquiteto nunca se afastou das considerações de como o corpo humano habitava o espaço. Seus esboços revelam uma adesão à proporção áurea e exploravam proporções similares do corpo humano, explorando maneiras de como a forma ideal da arquitetura poderia acomodar melhor o corpo.

Villa Savoye Poissy-sur-Seine, France. 1929-31. Wood, aluminum, and plastic. / Le Corbusier; The Museum of Modern Art, New York. Purchase. © 2012 Artists Rights Society (ARS)

Como um arquiteto, Le Corbusier cresceu de suas próprias teorias, explorou novas formas e novas maneiras de expressão espaço e ocupação. Ainda sim, a amplitude de sua obra também revela seu interesse em outras partes do projeto. Ele gastou tempo considerável desenhando móveis, para fins de modularidade e facilidade de projeto, e suas explorações na maneira como nós usamos ferramentas e de que maneiras elas se tornam extensões de nós mesmos.

Marseille, model of the superstructure showing the surrounding country. / Le Corbusier; The Museum of Modern Art, New York. Purchase. © 2012 Artists Rights Society (ARS)

Talvez Le Corbusier é mais conhecido por seu pioneirismo na estética modernista e sua extensiva obra como parte do Estilo Internacional, mas essa exibição no MoMA vai revelar as fontes dessa abordagem variada de projeto e a raíz da influência em seus trabalhos. Aprecie a exposição na cidade de Nova Iorque, abertura dia 09 de Junho de 2013

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "MoMA | Le Corbusier: Um Atlas de Paisagens Modernas" [MoMA: Le Corbusier: An Atlas of Modern Landscapes] 07 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-96379/moma-le-corbusier-um-atlas-de-paisagens-modernas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.