O Centro de Artes Visuais e o escritório de design Carve, de Amsterdã, recentemente convidaram dez estúdios de design europeus para desenvolver objetos não convencionais, inventivos e lúdicos para um novo espaço público na cidade de Dordrecht, localizada no oeste dos Países-Baixos. Respondendo ao desafio, o escritório de arquitetura espanhol Ecosistema Urbano projetou o Dordrecht Energy Carousel - um grande lustre com cordas penduradas que gera energia e pretende envolver crianças de todas as idades dos densos subúrbios ao redor da Praça Governeusplein.
Leia mais a respeito do Carrossel de Energia em Dordrecht após o intervalo!
O Carrossel de Energia em Dordrecht contém uma floresta de cordas giratórias que estão colocadas em diferentes alturas. O carrossel é estrategicamente projetado para à medida que uma pessoa se afasta do seu centro, o comprimento da corda se torna menor. Isto divide o carrossel em diferentes espaços e faixas etárias, mandando as crianças mais novas para o centro, enquanto que as mais altas e mais velhas ficam nas bordas.
A energia cinética liberada com o balançar das crianças no carrossel é capturada pela estrutura e armazenada em uma bateria localizada abaixo do local de lazer. Quando o sol se põe e a escuridão toma conta do parque, o carrossel é iluminado com a energia que foi armazenada durante o dia. A variação das cores é determinada pela quantidade de energia armazenada. Portanto, este parque proporciona duas experiências distintas: uma durante o dia, com luz natural, e outra à noite, com LEDs coloridos.
O carrossel de energia não será apenas um brinquedo divertido para as crianças, será também um elemento educacional. O escritório Ecosistema Urbano espera que as crianças possam aprender sobre métodos alternativos de geração de energia. Através de uma interação efetiva com o carrossel, as pessoas serão capazes de ver fisicamente como elas podem ajudar na criação de uma abordagem mais sustentável ao urbanismo.
A estrutura do Carrossel de Energia será construída com materiais eficientes que destacam o design único do projeto. Diferentemente de outras estruturas, este carrossel utiliza uma quantidade limitada de aço. Ao contrário, a rigidez é alcançada com uma estrutura formada por cordas e tecidos. O topo da estrutura consiste em uma cobertura têxtil que cria um abrigo, possibilitando que as crianças brinquem tanto em dias chuvosos quanto ensolarados.
Este projeto está em fase de prototipagem e sua construção atrairá, eventualmente, muitos visitantes e moradores para os arredores da Praça Governeusplein. Dordrecht é uma área muito densa e não conta com muitas infraestruturas como esta, então é certo que o carrossel se tornará um centro de diversão e educação.
Para mais, dê uma olhada em Ecosistema Urbano's Eco Boulevard e Ecopolis Plaza .
Arquitetos
Belinda Tato and Jose Luis VallejoLocalização
Praça GoverneuspleinEquipe de Projeto
Jaime Eizaguirre, Luisa Zancada, Johannes Kettler, Masatoshi Oka, and Francesco CingolaniEngenheiro de Energia
Roberto SuarezEngenheiro Estrutural
Alejandra AlbuerneCurador
Elger BlitzConsultoria de Iluminação
Juan Jose GarcíaConsultoria Têxtil
Javier Tejera and Marian MarcoFotografias
Cortesia de Ecosistema Urbano