-
Arquitetos: blrm Architekt*innen
- Ano: 2010
-
Fotografias:Martin Schlüter
Descrição enviada pela equipe de projeto. O resultado diminui as emissões de CO² pelo peso de dois elefantes africanos (10635 kg / ano) e poupa mais energia do que o consumo de 6100 m² de residências em um ano (55.974 kWh / ano). Estes são os números somando-se o equilíbrio ecológico do novo edifício de escritórios, vestiários e banheiros para cerca de 170 trabalhadores ferroviários nas docas de mercadorias na margem do estaleiro de Hamburgo Spree.
Tudo isso em uma construção enorme de 3 níveis construída sobre a metade da quantidade de terra que era ocupada pelo edifício antigo, oferecendo espaço para cerca de 170 trabalhadores com áreas comuns, vestiários e sanitários, bem como espaço de escritório.
O edifício está localizado entre os trilhos, e suas paredes brancas de cerâmica formam um verdadeiro marco neste contexto heterogêneo. O uso de cerâmica tem benefícios práticos também, fornecendo superfícies robustas e fáceis de limpar em um edifício usado por tantas pessoas.
O conceito de "solar sail", incorporado no cubo do edifício e evitando a criação de zonas de sombra ao mesmo tempo em que melhora o seu aspecto, proporciona cerca de um quarto da energia necessária para aquecer a água para os chuveiros.
Os números falam claramente, por isso o escritório de arquitetura Blauraum de Hamburgo focou em um design sustentável no projeto. Apesar das pessoas terem uma tendência a prestar atenção apenas aos grandes projetos verdes, é em edifícios menores como este que realmente se faz toda a diferença.