- Área: 1900 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Esaú Acosta
Descrição enviada pela equipe de projeto. Icod é um complexo híbrido de 12 residências entre um bloco de apartamentos e casas geminadas com jardim. Mas esta é apenas uma consequência. O que explica são duas singularidades. Uma é a sua geolocalização territorial e a outra é ser promovida por uma iniciativa privada local.
Tenerife é uma ilha montanhosa no Atlântico, com uma população de cerca de 500 habitantes por km², mas com uma taxa muito elevada de ocupação do solo com baixa densidade estando próximo à saturação e sobrecarregando sua sustentabilidade. O empreendimento vem de um vizinho em um terreno familiar a poucos metros de proximidade de sua casa e consciente da situação da ilha.
As oportunidades surgem da negociação entre os arquitetos e os empreendedores para obter as estratégias apropriadas. Para nós, a ilha é um campo de células autônomas e auto-regeneradoras como uma cidade feita de casas; territorialidade virou urbanidade, que é a sua escala ... nós chamamos de 'terrurbanidade'.
E geramos um nó neste quadro trabalhando com materiais e fornecedores locais, mas gerando uma célula mais densa e mais eficiente com um novo paradigma dentro dela. Tudo isso levou a um processo de empoderamento da promoção privada local.
.....A semente é plantada.
Em termos de eficiência nós buscamos a maior densidade possível, o número máximo de habitações. A grande profundidade do terreno (de forte inclinação) pressagiava pátios internos. Ambas as razões nos levaram a implementar uma estratégia única que se mostrou suficiente para todas as nossas ambições: superexplorar esses pátios, densificar a sua utilização.
Uma casa pátio que eleva uma parte de sua planta, permitindo a passagem através do pátio sob o corredor que se tornou escada. Este esquema, junto com seu vizinho, produz uma simbiose tão forte que auto-regula e promove relações. Este módulo repetido 6 vezes gera o edifício e atinge uma alta eficiência energética, a fim de obter um espaço público controlado, sombreado e protegido que serve como pulmão e coração. Além disso, este sistema leva a vida da comunidade para sua cobertura de forma natural, proporcionando este espaço de idiossincrasia como área de lazer (o jardim) e qualificando todo o complexo.
São habitações com 2 e 3 quartos de pequenas dimensões, mas com uma espacialidade enorme. O espaço é luxo. Todas as casas têm condições idênticas de orientação, vistas, altura, acesso, ventilação, iluminação ... Conscientemente atuamos desde postulações metabolistas que estavam implícitas no projeto.