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Fotografias:Cosmin Dragomir
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta intervenção deve ser relacionada ao contexto: o legado da arquitetura comunista de antes de 1989 nas cidades da Romênia, os subúrbios cinzentos e bairros com blocos padronizados, a paisagem urbana específica do antigo bloco socialista europeu. Devido a excessiva padronização, muitos blocos de apartamentos em Bucareste são idênticos com alguns edifícios em lugares a cem à quilômetros de distância, independente da condição sócio-cultural.
A uniformidade e padronização resultou em muito poucos tipos de edifícios educacionais no país inteiro e, como resultado, por um período de cerca de meio século apenas 2 ou 3 tipos de escolas foram produzidos. Por isso a planimetria e volumetria do edifício existente da escola Dante Alighieri pode ser encontrado em quase todas as cidades da Romênia.
Nos últimos 23 anos, poucos edifícios educacionais foram construídos e os que foram melhorados se limitaram ao revestimento térmico e pinturas de fachadas, usando cores inapropriadas. Algumas intervenções consistiram em coberturas de madeiras, independentemente da concepção funcionalista original.
A ideia da extensão do Dante Alighieri apareceu principalmente como uma resposta à necessidade de um centro integrado de ensino que compreende instalações para atividades extraescolares e outras relacionadas ao principal objetivo educacional do edifício. Alguns desses tipos de espaços e atividades são cronicamente ausentes na maioria das escolas construídas anteriormente na Romênia.
A antiga piscina nada funcional e degradada pelo tempo na parte oriental do pátio da escola foi integrada em um dos volumes do novo prédio. Entre a nova piscina e o salão de esportes existentes, o espaço resultante é utilizado para os anexos das instalações das duas áreas e ainda um pequeno salão de dança esportiva. Esta área de intervenção, junto com o volume educacional localizado no primeiro e segundo andar, salão multifuncional, a cantina e os terraços superiores giram em torno do pátio, o elemento central da intervenção, um espaço desenhado para ser uma alternativa ao pátio de concreto localizado a oeste da escola existente.
A fachada do volume educacional perfurada aleatoriamente ( uma abordagem usual da arquitetura contemporânea) deve ser lido como uma brincadeira, em contraste com a uniformidade monótona da fachada existente. Visto de dentro, está "brincadeira com as janelas" parece um quebra-cabeça" com as peças folhas das árvores e da luz verde filtrada através delas. Os terraços no primeiro e no segundo andar são uma extensão do espaço de recreação, mas pode ser usado também como extensão educacional, como por exemplo aulas externas.
Embora este tipo de abordagem não seja usual para o programa educacional a Romênia, é a esperança de que a intervenção poderia ser assimilada como uma melhor forma de projetar escolas e talvez algumas coisas vão mudar na forma de perceber o ambiente construído.