Iwan Baan acaba de lançar seu novo livro: Living with Modernity: Brasília - Chandigarh, com fotos que retratam a realidade da cidade moderna projetada décadas após sua conclusão.
As fotografias de Baan desta cidade controversa são ao mesmo tempo sutis e encantadoras. “[As fotografias deste livro] não mostram as cidades como Le Corbusier e Niemeyer pensavam que elas deveriam parecer; elas mostram como as cidades se parecem agora, cinqüenta, sessenta anos depois.” Sem argumentar nenhum ponto específico, Baan documenta “o que acontece quando o desenho frio e impessoal do passado é povoado por seres humanos reais, vivos”.
Algumas desconcertantes imagens recordam o que acontece quando uma criança coloca seu caminhãozinho no meio de um formigueiro; a vida segue por entre estruturas que se relacionam muito pouco com as realidades da vida cotidiana. Espaços são simplesmente ocupados para propósitos muito diferentes daqueles para os quais as estruturas foram projetadas. Ao mesmo tempo, Baan captura fascinantes momentos de beleza que Niemeyer e Le Corbusier jamais planejaram ou previram. Colocar em palavras fotografias tão fantásticas é um trabalho difícil, mas o pequeno ensaio de Cees Nooteboom que acompanha o livro chega muito perto disso e certamente vale a pena dar uma lida.
O livro conclui com um capítulo sucinto e informativo de Martino Stierli. Este expõe os ambientes, os contextos históricos e as periferias controversas das duas cidades.
Living with Modernity: Brasília - Chandigarh
Autor: Iwan Baan
Páginas: 240
Editora: Lars Muller Publisher
ISBN-10: 9783037782286