Rapidamente se ergue na esquina da 5ª Avenida e a rua 14 de Manhattan, este novo edifício polivalente que de imediato se converterá no coração da "The New School", uma universidade vanguardista, na cidade de Nova Iorque. O centro universitário projetado por Skidmore, Owings e Merril (SOM), combina todos os aspectos de um campus tradicional em um edifício de 16 andares com mais de 60.000 m2 de espaço para atividades acadêmicas nos primeiros 7 andares e 45.720 m2 para residências universitárias nos andares mais acima.
Esta estrutura de metal e vidro que é o maior projeto universitário desde 1991 (Greenwich Village) deve estar concluído em 2014.
Imagens da cosntrução e maiores informações, a seguir.
Espaços interativos dispersos em um edifício estão atravessados verticalmente por três icônicas escadas auxiliares. Estes espaços que foram projetados para acolher momentos de encontro espontâneo e conversações pouco formais, podem ser vistos ao longo da fachada de metal como nós de atividades.
Entre etas zonas interativas existem longos espaços no estilo loft que sustentam 15.240 m2 de espaços flexíveis para estúdios de projeto, salas de aula e laboratórios de computação. A ideia é que estes espaços possam ser facilmente reconfigurados sem necessidade de fazer mudanças nas redes principais de energia e iluminação.
O edifício também possui um auditório com capacidade para mais de 800 pessoas, uma biblioteca central com espaços de pesquisa diferenciados, uma grande área de alimentação, uma sala de pesquisa adicional de 670 m2, além de 15 escritórios, 3 salas de estúdio e um café/lobby de dois andares que permite apresentações musicais.
O extenso programa acadêmico inclui 19 estúdios de moda, 17 estúdios de design, 12 salas de aula e 7 laboratórios de ciência. Virtualmente todos os cursos e departamentos da universidade estão representados neste edifício. O programa esta intencionalmente pensado para promover a interação e discussão em salas de pesquisa e a possibilidade de encontrar-se em espaços sociais e circulações generosas.
O "University Center" foi projetado para cumprir com os padrões LEED Gold e é um ambicioso modelo, quanto a eficiência energética, redução da pegada de carbono e sustentabilidade. Depois de um rigoroso processo de avaliar a viabilidade, custos efetivos e técnicas de economia de energia, o projeto se antecipa a alcançar cerca de 31,16% de redução de energia segundo os requerimentos ASHRAE 90.1 (2007).
A aproximação ao design integrado utiliza tanto técnicas passivas como técnicas ativas para incrementar a economia de energia e redução da pegada de carbono.
Arquitetos
Skidmore, Owings & MerrillLocalização
W 14 St - 5 Av, New York, NY 10003, USAMandante
The New SchoolConstrutora
The Durst OrganizationEquipe de Trabalho
Roger Duffy, FAIA (Projeto), Mark Regulinski, AIA (Diretor de Gestão), Chris McCready, AIA (Gerente de Projeto), Jon Cicconi, AIA (Empresa de arquitetura), Colin Koop, Angelo Arzano, AIA (Coordenador técnico), Kimberly GarciaFotografias
Paul Clemence, Courtesy of SOMArquiteto Local
SLCE ArchitectsAssistente de construção
TishmanEngenheiro mecânico e elétrico
Cosentini AssociatesEngenheiro Estrutural
DeSimone Consulting EngineersEngenheiro Civil
Langan Environmental & Engineering ServicesIluminação
Brandston PartnershipConsultor LEED
Buro HappoldConsultor NYSERDA
ADS EngineersEncarregado de Segurança
Shen Milson WilkeGruas
Van Deusen AssociatesSistema de Águas Cinzas
Alliance EnvironmentalModelagem Energética
Buro HappoldAcústica
Cerami AssociatesManutenção de Fachada
EntekTeatro
Fisher Dachs AssociatesSinalização
Integral Reudi Baur ParisAssesores de Custos e programação
ProjectConsultÁrea
105720.0 m2Ano do projeto
2010