-
Arquitetos: Reyes Ríos + Larraín Arquitectos; Reyes Ríos + Larraín Arquitectos
- Área: 135 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Pim Schalkwijk
-
Fabricantes: Chukum
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa-Estudio 49 é uma proposta de inserção pontual de arquitetura moderna no Centro Histórico de Mérida, projetada para adaptar-se a dois possíveis usos distintos. A obra se apresenta em um lote de 5 metros de frente por 17 metros de fundo entre medianeiras. Este prédio estava ocupado por uma construção de alvenaria de pedra que havia sofrido transformações maiores, irreversíveis e teve que ser demolido.
O conceito do projeto propõe uma "capsula acústica e térmica", basicamente introspectiva. Sua principal função é o isolamento de ruído e pó urbanos com alta eficiência de consumo energético em um clima de calor severo praticamente todo o ano. Para isso a proposta considera ampla iluminação natural interior, com visuais para o exterior controladas e escalas internas variáveis, maximizando o aproveitamento do espaço mediante partições flexíveis que permitem transformar a distribuição e tamanho dos espaços internos.
A fachada principal apresenta aberturas e inflexões de composição que fazem referência as proporções dos elementos arquitetônicos característicos do entorno urbano histórico, e são sensíveis ao contorno e volumetria do parâmetro completo da rua em que se encontra. Um exemplo disso é o vão do andar superior, cuja proporção é a típica usada nas janelas das arquiteturas de Mérida do século XVI ao XIX, mas escalonada para acoplar-se às dimensões do novo projeto.
O total de construção é de 135 m2. O programa inclui dois usos possíveis para momentos distintos: Casa habitação ou Estúdio de projeto. No primeiro caso (uso atual) temos um quarto, estar-jantar, cozinham área de serviço, dois banheiros, terraço coberto, piscina, terraço aberto, porão e garagem. No segundo caso está previsto alojar (com um mínimo de adequações) uma oficina de desenho apra 8 estações de trabalho, uma sala privada apra diretores, uma sala de reuniões apra 10 pessoas, garagem, área de serviço e dois terraços abertos. em ambos casas tem-se previsto a possibilidade de agregar uma segunda sala ou um segundo quarto ou um espaço de trabalho, caso necessário.
Entre as propostas de materiais e acabamentos destaca-se o uso de concreto estrutural aparente, utilizando terra vermelha da região sul do Estado de Yucatán, sem recorrer a nenhum tipo de pigmento químico ou industrial. Produto de vários ensaios para obter um equilíbrio entre resistência e aparência, este concreto adquire uma cor muito particular que lhe concede um sentido de pertencimento e o converte em autenticamente "yucateco".
A proposta do projeto integral se completa com a autoria e manufatura de praticamente todo o mobiliário da casa.