- Ano: 2012
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Fabricantes: Bear Lighting, CMC Rebar, Concret Doctor, DYWIDAG Systems International, Fitzgerald Formliners, Hayward-Baker, Masonry Concepts, Merli, Moonlight Molds, National Ready Mix
Detalhes de Projeto
A ponte The Gold Line possui 178 metros de comprimento e atravessa diagonalmente a Rodovia Eastbound I-210 em Arcadia, Califórnia A passarela, que custou U$ 18,6 milhões é o primeiro elemento do Metro Gold Line Foothill Extension (Foothill Extension), projeto de metrô leve de Pasadena a Azusa a ser completado, fornecendo conexão entre a estação existente Sierra Madre, na cidade de Pasadena e a futura estação de Arcadia.
O Foothill Extension é supervisionado pela Autoridade de Construção Gold Line Foothill Extension, uma agência independente de transporte responsável pelo projeto de planejamento, projeto e construção. A Autoridade de Construção, com a ajuda do premiado artista público Andrew Leicester, idealizou a Ponte Gold Line como uma expressão memorável da comunidade, do passado e presente. O artista foi selecionado através de um processo de concurso nacional que a Autoridade de Construção iniciou em 2009.
A Autoridade de Construção contratou o Sr. Leicester como o conselheiro do conceito do projeto antes da contratação de um empreiteiro ou arquiteto, re-imaginando o processo de projetos de infraestrutura. Esta colaboração inovadora resultou na criação de uma ponte escultural, construída pelo mesmo custo que foi originalmente estimada para uma estrutura típica do tipo.
Skanska USA Civil, um dos maiores empreiteiros do país está construindo a ponte. A empresa contratou o escritório de Los Angeles AECOM para liderar o projeto arquitetônico e de engenharia, e transformar a visão da Autoridade de Construção em uma realidade construível.
Conceito de Projeto
O conceito do projeto foi desenvolvido por Andrew Leicester, com prêmios em arte pública, e que realizou grandes projetos artísticos no país. Seu projeto da ponte foi inspirado pelos povos indígenas locais e da vida selvagem, bem como as atrações de beira de estrada Route 66, com seus grandes marcos arquitetônicos. Essas inspirações permeiam todos os elementos da estrutura. Os mais notáveis são os dois cestos esculturais que flanqueiam os lados da grande estrutura com 7,62 metros de altura e 5,18 metros de diâmetro, amarrados visualmente pelo relevo do padrão das vigas principais. A serpentina da grande estrutura permanece no interior da ponte, contendo as ranhuras fundidas e marcas de hachuras que simulam os padrões encontrados na cobra Diamondback ocidental e metaforicamente referencia a conectividade do sistema de trânsito.
Fatos / Detalhes
Os complexos padrões de tecelagem na viga estabilizadora na superestrutura foram criados usando a carpintaria artesanal nas fôrmas com elementos em borracha. A fôrma agiu como um molde no qual foi derramado concreto. Uma vez removido, os padrões intrincados sobre a superfície das estruturas foram revelados.
Cada cesta tecida é composta por 60 segmentos individuais pré-moldados. Cada cesto também possui 16 palhetas na parte superior, que variam de 60 centímetros a 3 metros de de altura. Todas as peças pré-moldadas personalizadas foram confeccionadas por Moonlight Molds em Gardena, Califórnia. As seções tecidas possuem 1,80 metros de comprimento e pesam 410 kg cada. Os segmentos pré-moldados para a cesta são feitas de uma mistura agregada desenvolvida especificamente para a ponte. A mistura de concreto contém pedra negra, bem como claras, cinzas e vidros espelhados para fornecer uma qualidade sutil reflexiva para o material que responde às condições atmosféricas do local.
Engenharia
AECOM, inovador em consultoria de projetos, liderou o projeto e a engenharia. O escritório de Los Angeles foi responsável por tomar o projeto conceitual desenvolvido por Leicester e a Autoridade de Construção e enfrentar as muitas questões desafiadoras quanto a construibilidade da ponte. Somando-se ao desafio do projeto artístico original, era necessário criar um vão sobre uma falha sísmica ativa. Para resolver estas questões, a AECOM projetou um sistema estrutural com três vãos, moldado no local, protendido e apoiado por uma coluna e uma coluna dobrada e outro apoio abrangendo a rodovia. Devido aos grandes esforços verticais e laterais da estrutura, o escritório estabeleceu três fundações moldadas in loco, cada uma com 33 metros de profundidade e 3,3 de diâmetro.