O a.e.t. [ativador de espacialidades temporárias] é um site desenvolvido pelos artistas e arquitetos Breno Silva e Louise Ganz, que funciona como uma plataforma virtual para colaboração e negociação entre pessoas que desejam emprestar temporariamente espaços diversos, pessoas que desejam propor algo nesses espaços e pessoas dispostas a colaborar e financiar para que tais proposições ocorram. Através desta plataforma espaços como terrenos vagos, casas que não estão alugadas, construções abandonadas, quintais, lajes, muros, estacionamentos, etc, ganham temporariamente outros usos como áreas de lazer, festas, cultivos diversos, criações de animais, bibliotecas, locais de trocas, apresentações artísticas, entre outros. Acesse o site em: www.ativador.org.
No workshop a.e.t. (Rio de Janeiro) vamos instrumentalizar os participantes para o uso do a.e.t. e desenvolver propostas para usos temporários de espaços diversos, buscar estratégias de viabilização e promover intercâmbios com outras cidades. O workshop é gratuito, ocorre entre os dias 04 e 08 de março e possui vagas para 20 participantes. É voltado para artistas, atores, dançarinos, arquitetos, geógrafos, estudantes, mas também aberto aos interessados em geral nas formas de produção do espaço urbano.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por este link.
Programação:
04 de Março às 18h - Apresentação do a.e.t. formação dos grupos de trabalho.
05 de Março às 16h - Desenvolvimento de propostas e estratégias de viabilização para as ocupações urbanas experimentais.
06 e 07 de Março - Desenvolvimento e implantação das propostas para as ocupações urbanas experimentais pela cidade. Horário e local à combinar com os grupos.
08 de Março às 18h - Apresentação e debate sobre os resultados e desdobramentos dos trabalhos.
Título
Workshop: Ativador de Espacialidades TemporáriasWebsite
Organizadores
Studio-X RioDe
04 de Março de 2013 12:00 AMAté
08 de Março de 2013 12:00 AMEndereço
Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro
Sobre os ministrantes dos Workshops:
Breno Silva
Artista visual, arquiteto e urbanista, professor em escolas de arquitetura. Realiza trabalhos colaborativos em artes promovendo situações urbanas experimentais como Lotes Vagos: Ação Coletiva de Ocupação Experimental (2005 – B.H., 2008- Fortaleza) http://lotevago.blogspot.com.br/ ; vídeos e exposições como Panorama da arte brasileira – Itinerâncias Itinerários - MAM-SP (2011-SP); cursos livres e workshops sobre outras perspectivas de usos para as cidades como Espacialidad de la experiência (2012 – México D.F.) http://limitesmexico.blogspot.mx; palestras, debates e publicações sobre ocupações urbanas experimentais. Doutorando em Processos urbanos contemporâneos – PPGAU-UFBA.
Amanda Costa
http://mnd-dcc.blogspot.fr/
Artista visual, arquiteta, urbanista e poeta. Na arquitetura e urbanismo produz projetos diversos em zonas urbanas em construção. Como artista visual faz trabalhos colaborativos experimentais que geram novas espacialidades, por meio de micro-arquiteturas inseridas no espaço público, como > Cangote (2011 – Tokyo Design Week, Japão; 2012 – Galeria Comuna, Rio; 2012 – Jardins Possibles, com Coloco, Marseille, França)http://www.designboom.com/design/anna-wintour-at-designboom-mart-tokyo-2011/ e http://www.coloco.org/; > Bellastock (2012, Saint Denis, França) http://www.bellastock.com>. Na poesia, se vira na forma e no som. http://amor-barato.blogspot.com.br/.