-
Fotografias:Marcos Oliveira
Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação em questão que foi adquirida em um estado avançado de degradação, revelou, após uma grande "repaginada", seu potencial para reforma e alguns aspectos únicos: trabalho de gesso, carpintaria, clarabóia...
O cliente solicitou uma reformulação funcional e uma modernização geral, alinhado com a moda de revitalização "inteligente" do centro da cidade, sendo sensível à preservação do patrimônio.
Toda a estrutura arquitetônica foi completamente resguardada e restaurada, e certos elementos degradados foram melhorados, como as escadas, balaustres e a porta exterior e janelas, executadas de acordo com o projeto original.
O nome "Casa da Baixa" é indicativo da intenção de restaurar o edifício como habitação, combinando um estúdio e um apartamento de 1 quarto destinado a alojamento turístico, juntamente com um escritório e da conversão do café do térreo em um restaurante de boas vindas, integrados, e ligados à mesma unidade.
Fora do "respeito" para a base arquitetônica da intervenção, a solução de projeto destinada a melhorar o edifício existente no sentido de que é representante dos estilos de habitação e construção do século 19 do Porto. Ao mesmo tempo, o novo design tentou deixar sua marca utilizando elementos notáveis por sua linguagem contemporânea, que são cuidadosamente inseridos de forma a coexistir harmoniosamente. Com a introdução destes novos elementos, que não comprometem de modo algum a leitura dos espaços originais e também fornecer uma certa qualidade espacial, as funções do novo briefing são atingidas por este vivo e remodelado edifício.