Arquitetos
Yoav Messer ArchitectsLocalização
Tel Aviv, IsraelArquiteto Associado
Iftah HaynerEquipe de Projeto
Hager AdmiFotografias
Courtesy of Yoav Messer Architects
Engenharia Estrutural
Dani Vainer/ Jacob & Yuval AchbertDesign Gráfico
Bluhm & TalCliente
Parque Ariel SharonComprimento
160 metros
A ponte de 160 metros de comprimento será a porta de entrada para o Parque Ariel Sharon e conectará a rodovia Lod (Rota 461 que vai desdo leste de Tel Aviv à cidade de Bnei Atarot) diretamente à montanha Hiriya ao centro do parque. A ponta será utilizada por pedestres, ciclistas e veículos especiais que funcionam como serviço de transporte para o público visitante a partir de zonas de estacionamento do próprio parque.
O Parque Ariel Sharon desde o princípio surgiu como um centro urbano com ênfase na ecologia, motivo pelo qual foi baseada a proposta na ideia da reutilização. A proposta era reciclar containers de transporte (há mais de 800.000 containers percorrendo o mundo a cada ano), que poderiam ser transformados para conformar a ponte que proporcionará uma base para o movimento e a observação: de uma pilha de resíduos à uma linha de vida.
Sustentabilidade
Esqueleto: a ponte se baseia inteiramente no princípio da reutilização de containers antigos. Estes são a infraestrutura para a construção. O planejamento será coordenado com um consultor estrutural.
Materiais de acabamento: as paredes da ponte (paredes diafragma) a maior parte do teto (para sombra) e um caminho de substrato de madeira se baseiam também no princípio princípio de reutilização.
Sombra: as coberturas são os tetos originais dos containers. Além disto, haverão grades de ventilação nos ângulos adequados para o sombreado ideal. Nestas aberturas se instalarão os painéis solares fotovoltaicos que proverão energia "limpa" para iluminar a ponte e seu entorno.
Método de construção: além disto, de acordo com os requisitos "verdes", a maior parte dos processos se realizarão na fábrica (fora do local de implantação) para minimizar o dano ao terreno natural.
Funcionalidade
Movimento: a ponte foi planejada em conjunto com consultores estruturais e de trânsito, permitindo o movimento de veículos rápidos, bicicletas e pedestres. Permite ainda uma livre circulação do trânsito em todas as áreas e pistas da ponte.
Vistas: ao longo do lado oeste, existem vários mirantes em todas as direções, incluindo o céu (através das grades) e o chão (através da malha ciclável). Há também duas varandas e zonas de estar para os transeuntes ou grupos sobre o nível da ponte, e um passeio de visualização adicional em cada trecho. À oeste não está apenas um lugar de passagem, mas também um destino em si mesmo.
Observação: a ponte é visível de vários lugares, tais como a rodovia 4 e uma vista aérea (rota principal que leva ao aeroporto). O desenho gráfico de todas as fachadas mostra uma mensagem ecológica ao público vizinho e distante.
Visualização: Ao longo do lado Oeste, vários painéis de visualização foram incorporados, para abrigar exposições sobre temas ambientais.
Cultura e educação: "A arquitetura é uma ferramenta educativa" (Jean-Jacques Rousseau). Os materiais são parte da educação sobre a reciclagem, o consumo e a reutilização através da criação de espaços para reuniões e eventos. A ponte se constitui como um bem cultural e uma plataforma educativa.
Flexibilidade para mudança
Unidades modulares: o uso repetitivo do container como uma unidade construtiva e funcional permite uma flexibilidade total. Os containers têm uma variedade de dimensões e larguras e longitudes. Se desenvolvem uma grande quantidade de conexões e detalhes de reforço, portanto é possível proporcionar uma grande quantidade de soluções técnicas de acordo com as necessidades.
Relação com o entorno
Emoldurar a paisagem: A ponte permite vistas emoluradas e a ênfase nos 'pontos de vista'.
Abertura: A ponte permite vistas apuradas, tanto desde o eixo da ponte principal e as varandas que colocam o homem como parte da imagem e como parte do passeio sob a cobertura.
Quase sem tocar o solo: Aproveitando a construção com os containers, foram utilizados apenas quatro colunas para a extensão de 160 metros.
Seja para a educação, a economia e projeto, o uso de containers está cobrando um forte impulso em todo o mundo, portanto, a construção de uma ponte de containers talvez seja um precedente. A ponte ilustra uma conexão pouco comum entre a eficiência da construção, a economia e a sustentabilidade, que anda lado a lado com um linguagem moderno e um desenho elegante. A ponte coloca o homem e sua relação com o meio ambiente no centro, o que é a essência da arquitetura.
A proposta foi ganhadora de concurso, competindo com grandes escritórios de arquitetura. Atualmente o projeto está na etapa de detalhamento para começar sua construção.