- Área: 8422 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Jeffrey Cheng
"Este mosteiro será "Flor no espaço e Lua na água". --- Mestre Shenyen
Quando perguntado sobre qual seria sua visão para o futuro templo, Mestre Yen Sheng, o fundador do Mosteiro e do Grupo Budista Dharma Drum, respondeu que ele "vê" o templo em sua meditação dhyana, "é uma flor no Espaço, Lua na água", disse ele. "Vamos chamá-lo de Mosteiro Moon Water". Assim começou o Mosteiro de Water-Moon. Situado na vasta planície Guandu, de frente para o Rio Keelung e com a Montanha Datun como pano de fundo, o projeto tira proveito de seu ambiente natural e se esforça para construir um lugar espiritual tranquilo.
Depois de passar por duas paredes de alturas diferentes que servem como tampão da via expressa de fora, ao entrar no templo, os visitantes enfrentam a visão do salão principal que fica na extremidade de uma lagoa de lótus de 80 metros de comprimento. As reflexões sobre a lagoa das colunatas de grandes dimensões e as cortinas douradas fluindo entre criam uma cena de qualidade ilusória. Usando concreto arquitetônico como o material principal, o projeto reduz a cor e forma a um mínimo, transmitindo o espírito do Zen Budismo.
A parte inferior do Grand Hall é transparente, dando uma impressão de que sua "caixa" superior de madeira está suspensa no ar. No lado oeste do Salão Nobre, uma parede de madeira maciça é esculpida com o famoso "Sutra do Coração" em caracteres chineses. Enquanto as luzes brilham através das personagens esculpidas, o espaço é infundida com uma aura de cultura e espiritualidade. Fora do longo corredor, os personagens do "Sutra Prajnaparamita Vajracchedika" são lançados à penumbra com o painéis pré-fabricados de GRC, proporcionando significado religioso adicional enquanto funcionando como filtros de luz. Quando a escritura é impressa na superfície interior pela luz solar, é como se o ensinamento do Buda, de forma tácita, fosse revelado.