- Ano: 2012
-
Fotografias:Atelier Arcau
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas alturas de Quimper, no coração do Centro de Formação de Aprendiz, o novo centro alimentício tornou-se o elemento natural, principal e estrutural do campus. Sua inscrição delicada no terreno gera uma certa forma de fragilidade. Restrições funcionais e topográficas nos levou a desenvolver um "longo" projeto.
O monólito 155m de comprimento colocado em um pedestal recesso parece estar em um equilíbrio precário. O projeto acontece entre as duas fachadas opostas: • Ao norte, um muro de concreto constitui os limites do edifício em relação aos existentes e ao entorno. Entalhes verticais pontuam a fachada que dá acesso a todos os departamentos (padaria, açougue, catering). • Ao sul, em um ritmo aleatório, tiras de ásperas placas de castanheira serrada compõem um filtro que tanto segue e quanto mascara o fluxo de suprimentos e/ou saída dos resíduos.
Esta parede dupla protege as instalações de ensino da exposição solar. Pátios escavados no volume garantem o fornecimento de luz natural no centro da plataforma. As duas fachadas encontram-se no restaurante, a plataforma de acesso ao redor da qual o projeto gira e pivota, é privilegiada, como um miradouro sobre o vale. A localização norte/ sul, na encosta, as escolhas construtivas e técnicas, a administração de luz e cuidadoso tratamento da paisagem são os fatores associados com a abordagem ambiental.