-
Arquitetos: Club Studio
- Área: 450 m²
- Ano: 2023
-
Fabricantes: Klein, Ondarreta, Pavigym, Rockfon, Sika, THU Ceiling Solutions, VitrA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Clínica Esportiva Breakers, localizada em Valência (Espanha), é um espaço projetado para acompanhar o paciente na reabilitação de lesões, desde a fase mais aguda do tratamento até o retorno à atividade física e fortalecimento. Medicina e esporte se fundem no mesmo espaço.
A clínica teve como base sua atividade em dois campos principais: medicina (fisioterapia e traumatologia) e esporte. Essa condição foi o ponto de partida para projetar um espaço único no qual ambas as disciplinas interagem constantemente e os pacientes podem ser tratados com a mais alta qualidade e profissionalismo em seu processo de recuperação.
O projeto, localizado em um pavimento térreo comercial, transforma instalações completamente vazias e abandonadas em um espaço dedicado à saúde e aos cuidados pessoais. A geometria das instalações, assim como o layout dos pilares, é altamente irregular e caótica. Elas não seguem nenhuma ordem ou regra. É por isso que o projeto tenta regularizar o espaço projetando "caixas" que são integradas ao layout dos pilares pré-existentes e abrigam as diferentes salas do centro.
Na materialização destes cubos, aproveitamos para incorporar materiais não convencionais que se adequam muito bem à estética do projeto e ao espírito da Breakers. Incorporamos uma chapa metálica em formato de mini-onda para revestir as paredes e utilizamos um material de resina para o piso, ambos de tom neutro e uma estética muito pura que contrasta com a textura dos pilares de concreto aparente e os detalhes incorporados em madeira e aço inoxidável.
Além da parte material, queríamos refletir sobre as necessidades de um novo conceito de clínica médico-esportiva: um espaço dinâmico e flexível que o distanciasse de um centro esportivo convencional. Propusemos uma série de painéis móveis de madeira que possibilitam a configuração de um espaço de mudança no qual o layout e a área de superfície da sala de recuperação podem ser modificados conforme as necessidades do momento.
Desta forma, dependendo se os painéis são abertos ou fechados, eles limitam novos ambientes, usados como caixas de tratamento ou abertos para fazer parte do espaço principal. Tudo isso contribuiu para evocar uma experiência espacial que coincide com o espírito da marca do cliente, que conseguiu se posicionar como uma referência no setor médico-esportivo.