-
Arquitetos: Patricia Bergantin
- Área: 1620 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Maíra Acayaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. Assinada por Patricia Bergantin Arquitetura, a Casa AP tem em sua arquitetura e interior design elementos que conduzem a um diálogo fluido com a natureza. Desde materiais à implantação no terreno, o projeto desperta a conexão com a paisagem campestre da Fazenda Boa Vista e transforma a vivência da morada em experiências de bem-estar.
Em um terreno em declive, as linhas retilíneas da Casa AP provocam um contraste com a paisagem campestre, emoldurando vistas A arquitetura é disposta para criar um refúgio, que se inicia com a implantação em “l”, direcionando aberturas para dentro do lote. Uma estratégia projetual que preserva a vivência dos moradores e potencializa as principais vistas da paisagem.
No primeiro pavimento, somos acolhidos por um amplo hall que conduz aos espaços privativos com seis suítes, e aos espaços comuns no térreo. Os percursos e ambientes são demarcados pela porosidade com o entorno, dado o uso de janelas piso-teto e caixilharias de ripas de madeira em uma padronagem gráfica, desempenham a função de brise-soleil na fachada. Bem como a abertura para iluminação zenital, que traz a luz solar para dentro da casa e conduz ao escada principal de acesso ao térreo.
No nível inferior, adentrando o living aberto à natureza, o ambiente de recepção do térreo, o pé direito duplo permite a sensação de amplitude e integração interna/externa, uma relação imponente que retoma clareiras na floresta. Na outra ala da implantação, em um grande vão livre com espaços gourmet com cozinha externa e terraço de lazer são organizados de maneira contínua, conectadas ao grande jardim, piscina e lareira externa ampliando a conexão com a paisagem.
No interior design, a escolha predominante por materiais rústicos, layouts fluidos e uma paleta de tons naturais evocam a imersão em um abrigo. A utilização da madeira apresenta a percepção de calor, acolhimento, em contraste ao concreto, feito pelo humano, mas aqui, toma a leveza. O mármore também tem destaque, remetendo à história e o passar do tempo.
A escolha presente de caixilharias possibilitam maior integração e alteração dos ambientes conforme a vivência do morador. E como um organismo vivo, a casa se dá mutável e flexível perante seus usos. Aberta para todo o entorno para proporcionar experiências de bem-estar e acolhimento, a Casa AP estabelece o encontro constante com o natural, despertando a convivência, o encontro e a contemplação.