-
Arquitetos: Ayeneh Office
- Área: 1075 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ali Gorjian
Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo residencial da família Afshar está localizado em um contexto urbano denso de Teerã, Irã. Antes do cliente nos oferecer o projeto, a estrutura já estava organizada e quase pronta para a construção ser iniciada. Nós criamos alguns vazios e revisamos o projeto em relação ao significado do pátio. Como pais, os clientes queriam que o complexo incluísse três apartamentos, um maior para eles e dois para cada um dos seus filhos. Nos primeiros três níveis duas unidades duplex são projetadas e o último andar abriga o apartamento dos pais. Enquanto isso, a rua ao sul não era larga o suficiente para oferecer uma vista espetacular, o que levou à decisão arquitetônica mais importante do projeto: criar casas introvertidas vizinhas umas às outras com uma forte conexão com o pátio norte.
O projeto está voltado para um espaço comum do bairro, oculto da vista da rua ao sul, o que significa que as unidades utilizam essa extremidade apenas para se beneficiar da luz do sul, mas em termos de qualidade, elas se voltam para um pátio interno. Uma parede de tijolos vazados é criada entre pátio e escada e a entrada semiaberta de cada andar torna este pátio interno facilmente acessível desde todos os níveis.
A garagem e o hall estão localizados no térreo. Uma das unidades duplex ocupa o primeiro nível e o lado leste do segundo. O quarto de hóspedes, a sala de estar e a cozinha estão no primeiro andar. No lado leste, uma escada leva ao segundo andar que abriga dois quartos com banheiros separados e um pequeno hall conectado ao pátio interno. O terceiro andar e o lado oeste do segundo abrigam a outra unidade duplex. A entrada principal desta unidade é feita pelo terceiro andar. Este nível abriga o quarto de hóspedes, a sala de estar e a cozinha. Dois quartos e um pequeno hall estão localizados no andar inferior com vista para o pátio interno.
A entrada principal da unidade dos pais foi localizada no quarto andar, onde há um quarto de hóspedes, uma sala de estar e uma cozinha. No último andar, há três quartos, um banheiro, um lavabo, uma lavanderia e a sala de estar principal onde toda a família se reúne, voltada para o pátio interno. O volume de cada unidade duplex é indicativo e separado da unidade adjacente na fachada sul. A pele áspera de malha cinza conforma a parte mais externa da fachada. A pele do pátio interno, incluindo janelas e a cor e textura do tijolo, enfatiza a natureza introvertida das casas. Finalmente, pode-se dizer que neste projeto, o conceito de escada e conexão vertical, de pátio e de fachada sul foram alterados com o objetivo de aumentar a qualidade espacial e criar ambientes comuns para toda a família.