-
Arquitetos: Architecture_Interspace
- Área: 350 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yash Jain
-
Fabricantes: EBCO, Fenesta, IIACAD, ITALIA, LED LUM, Saint-Gobain, Ultratech
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada a 10 minutos de carro da cidade internacional de Auroville, Índia, esta casa de finais de semana oferece um refúgio perfeito da agitação urbana. A edificação foi projetada para revelar e glorificar o contexto circundante e a arquitetura indo-francesa local. Ela foi desenhada levando em consideração as necessidades do nosso cliente que vive no Reino Unido - uma residência sofisticada e contemporânea, mas "terrosa".
O projeto foi delineado por dois fatores principais - contexto e clima. Contextualmente, o solo vermelho fértil nutre abundantemente a horticultura, portanto, uma paisagem que impulsiona o caráter do local e o estilo de vida dos residentes. Além disso, este terreno não oferece vistas externas, portanto, as vistas são focadas no próprio paisagismo e nos espaços internos. Climaticamente, os dias quentes e úmidos nos fizeram analisar a arquitetura indo-francesa tradicional da cidade vizinha de Pondicherry. Estudamos os fatores para mitigação do clima adotados pelas casas indianas e francesas com pátios tradicionais e derivamos os layouts para esta pequena residência. A casa parece maior do que é devido à sua conexão com a paisagem e à eficiência do layout.
A entrada principal da casa é feita através do pátio. A edificação em forma de "L" circunda um pátio retangular de tal maneira que todos os quartos têm vista ele. Esta forma oferece abertura para os espaços de estar e entretenimento e privacidade para os quartos. As paredes de jaali do pátio atuam como filtros para a forte luz solar e o ar quente durante os picos de verão. Uma entrada lateral separada leva à piscina e ao gramado. O pátio comporta pequenas festas, enquanto a piscina e o gramado acolhem grandes reuniões.
Os espaços internos e externos foram projetados para incentivar conversas animadas. A bancada do café da manhã, revestida de granito com a luminária suspensa, oferece o ambiente ideal para uma refeição rápida e serve como balcão para o bar, encorajando conversas casuais. A grande piscina privada possui um bar dentro dela, acessível pela área do gramado, e esta é a principal característica da casa quando recebe festas e reuniões. A entrada quadriculada marcada pelos tijolos é propositadamente discreta e atrai o foco do espectador para os espaços verdes no pátio como pano de fundo da casa. Os tetos e pisos são modestos para que todo o foco do espectador esteja nos espaços de estar, interações humanas e natureza circundante.
As paredes de tijolos de terra vermelha são inspiradas na característica principal da vila - o solo vermelho que nutre a agricultura e a horticultura da região. Os tijolos são obtidos localmente. A pedra natural Cuddapah encerada é usada para o piso. Acreditamos que esta casa permanece gravada na mente dos visitantes mesmo depois de terem saído dela. Ela é contida e ainda magnífica em seu próprio caminho, onde as funções aprimoram a arte e vice-versa.