-
Arquitetos: Agius Scorpo Architects
- Área: 45 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tom Ross
-
Fabricantes: Colrbond, Comcork, Gibbon Architectural, Radial Timbers, TopCer
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hawthorn I é um exercício de otimização do jardim. O programa incluía um conjunto de elementos familiares, como um galpão, uma piscina e um estúdio, e deveria acomodar atividades de lazer, relaxamento e descanso em uma área modesta de 12m x 10m. O objetivo do projeto era criar um local adaptável que fosse um espaço social independente para o filho adolescente e, também, um estúdio dedicado para o trabalho em casa. O volume deveria acomodar uma cozinha compacta, banheiro, sala e quarto. Além disso, os clientes queriam construir um galpão de armazenamento, uma oficina e uma piscina. Um jovem carvalho também deveria ser mantido, já que tem grande valor sentimental para a família, sendo plantado pelos filhos.
O principal desafio seria encontrar uma maneira de acomodar todas as exigências do cliente, sem sacrificar o jardim modesto ou construir uma estrutura dominante que seria vista dos principais espaços sociais internos e ao ar livre, resultando em um jardim estranho e inutilizável.
Trabalhamos com a relação de encaixar e sobrepor as necessidades do volume construído e do jardim, encontrando uma maneira de manter o equilíbrio entre esses dois elementos opostos. Vimos uma oportunidade para que o projeto se comportasse com uma cerca contínua que pudesse capturar e estender os limites do jardim e acomodar todos os requisitos do briefing em um gesto unificado. Esta 'cerca' poderia se expandir, estender e dobrar em torno de elementos-chave, como o carvalho, para se tornar um perímetro da construção e do jardim.
O loft do estúdio, voltado para o norte, é o ponto expressivo do projeto que se eleva para filtrar a luz na cobertura, de modo que os espaços sejam banhados pela luz indireta. Grandes aletas de alumínio filtram o sol do oeste e leste. O galpão do jardim é um armário com grandes portas de correr que se abrem e se apropriam da área do jardim quando usado como oficina.
O projeto de paisagismo incorpora coberturas baixas e trepadeiras, usando o novo edifício como uma armadura para crescer, ao mesmo tempo, destaca a contribuição do carvalho e do jacarandá existentes. O trabalho manual foi explorado em como interpretamos a ideia da cerca e a espalhamos pelos três elementos principais do projeto. O Silvertop Ash foi selecionado para revestir o estúdio, a cerca dos fundos, o galpão e a piscina em um gesto coeso.
A parte inferior da cerca foi pintada de branco para quebrar a escala geral da cerca/edifício e fornecer um pano de fundo contrastante para o plantio da cobertura do solo. Isso também ajuda a fornecer um nível extra de proteção para a madeira localizada próxima ao solo.