-
Arquitetos: StudioLIM
- Área: 130 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:André Mortatti
-
Fabricantes: Dpot, Jader Almeida, Líder Interiores, Madero, Marché, Micasa, Pair, Pau-Pau Pisos e Móveis de Madeira, Pérola Marmores e Granitos, Soleart, Wentz
Descrição enviada pela equipe de projeto. De estilo urbano ao conceito contemporâneo, este apartamento de 130m² possui um elemento que se caracteriza como ponto central: a cozinha é toda concentrada na ilha, uma proposta radical destacada pelos clientes, em que os arquitetos Cyro Guimarães em parceria com Luciano Aguiar, conseguiram solucionar. A ilha central permite a visão de toda a residência e abriga os utensílios e eletrodomésticos, inaparentes para a vista da sala. Em perímetro livre, todo o apartamento se volta para dentro. Sofá, ilha e mesa permitem que a circulação se configure abertamente.
Para o jovem casal, a demanda era uma residência com a planta aberta e ambientes integrados para recepção de amigos. Sem alterações estruturais, todo o layout passou por uma revisão completa após o início da demolição. Como não havia planta estrutural, os pilares existentes na sala mudaram a disposição que havia sido proposta inicialmente. Manter a estrutura e tratá-la como componente estético do projeto é uma das premissas do escritório. Os quartos e banheiros não passariam por uma modificação espacial, apenas de distribuição de pontos hidráulicos, elétricos e de acabamentos. Somente o quarto de serviço foi anexado ao de hóspedes para criar um home office mais generoso no mesmo ambiente.
Entre cores e materiais predominantes, destacam-se o branco, cinza, concreto e a dupla tonalidade de madeira. Para conhecer a residência, a sua distribuição é demarcada pela sala integrada à cozinha, área e lavabo de serviço, quarto de hóspedes ao home office, banho de hóspede, quarto master com home office e banho master.
A marcenaria teve por função conectar todo o projeto. A folha de Carvalho ebanizada marca toda área da cozinha e esconde os armários necessários para o uso. Para a maior parede do apartamento e com o objetivo de destacá-la, foi utilizado um revestimento cimentício. Outra demarcação que traduz a linguagem do escritório é com relação a iluminação de teto como um elemento pontual, sendo necessário uma luz mais eficiente. No restante, teto liso e iluminação indireta por meio das arandelas esféricas e luminária de mesa estrategicamente posicionadas.
Tratando-se um uma planta aberta, foi possível cruzar as janelas que antes ficavam na parte traseira do imóvel com as janelas principais que dão acesso para a fachada. Com isso, tais soluções aumentaram o índice de iluminação e ventilação naturais.