-
Arquitetos: ATELIER XI
- Área: 396 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Chao Zhang
-
Fabricantes: Formica, Simon, Welldone
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa livraria está localizada em meio à vegetação ao longo do Corredor Ecológico do Rio Dasha, na China. A oeste, a trilha cênica de 13 quilômetros do Corredor Ecológico segue continuamente, no lado norte está localizado um parque infantil que atrai muitos visitantes, enquanto o lado leste é cercado por densas comunidades residenciais. A edificação pública recém-adicionada inclui uma sala de leitura infantil de 300 metros quadrados e um banheiro público aberto aos visitantes do parque 24 horas por dia, 7 dias por semana, atendendo residentes e visitantes a partir do outono de 2022.
As tradições e o folclore dos pescadores ao longo do rio Dasha inspiraram os arquitetos a criar o conceito de uma "concha em espiral". O volume funciona como uma escultura em espiral ascendente, devolvendo o máximo de espaço possível para o crescimento das plantas e atividades turísticas. O final do volume em espiral é voltado para o parque ribeirinho com uma varanda aberta, proporcionando aos visitantes um local para relaxar no alto das copas das árvores. Por isso, o local é chamado de "Serpentina" pelos habitantes locais.
Seguindo a forma exterior do volume, o espaço interior apresenta-se como uma série de ambientes de leitura escalonados que serpenteiam em torno das árvores do átrio. Ao mesmo tempo, eles oferecem uma visão panorâmica da paisagem do parque através de janelas que vão do chão ao teto. Os espaços de leitura escalonados com grandes diferenças de altura oferecem uma oportunidade para as crianças satisfazerem sua curiosidade natural e cultivarem seu interesse pela aprendizagem independente. O escorregador está aberto às crianças todos os dias depois da escola, o que irá adicionar uma dimensão divertida e emocionante ao espaço.
Em resposta ao clima quente em Shenzhen, elementos verticais contínuos são instalados como brises na fachada do volume, o que também traz uma mudança de experiência de luz e sombra para o espaço interior ao longo do dia. Janelas operáveis são instaladas em cada nível de leitura e na varanda do primeiro andar portas de correr podem ser totalmente abertas para garantir ventilação natural e obter conforto satisfatório no outono e inverno sem o uso de ar-condicionado.
A forma desafiadora do volume é alcançada com uma estrutura de aço. Os círculos internos e externos usam vigas Vierendeel em espiral para determinar a forma do arco, e o grande balanço da sacada no segundo nível é sustentado pela aplicação de tensão oblíqua. Todos os principais componentes estruturais foram enviados ao local para montagem após a pré-fabricação na fábrica, minimizando a perturbação da construção em relação ao parque e aos moradores próximos.
A livraria incorpora a estratégia de revitalização urbana que Shenzhen vem adotando nos últimos anos. Com o objetivo de adicionar edifícios cívicos e culturais de pequena escala para servir à vida comunitária nos parques e espaços públicos, esta estratégia ajuda os projetos públicos a aterrissar de maneira oportuna e precisa, com um investimento relativamente pequeno e um tempo de construção curto. Com os esforços conjuntos entre as equipes de projeto e construção, esta obra foi concluída e colocada em uso em menos de um ano, do desenho até a construção. Desde a sua inauguração, são realizadas regularmente exposições de arte e clubes de leitura, tornando-se assim um dos locais preferidos dos habitantes e especialmente das famílias para fugir do estresse da vida urbana e comungar com a natureza e outras comunidades.