-
Arquitetos: Brillhart Architecture
- Área: 622 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Stephan Goettlicher, Brillhart Architecture
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada pela Brillhart Architecture, em colaboração com os arquitetos bahamenses Garth e Darren Sawyer, esta residência tropical conforma um complexo de pátios com vista para a Pink Sands Beach em Harbour Island, Bahamas. O local em si é definido por seu lote profundo com mais de 70 palmeiras maduras e topografia que se inclina em direção à água.
Os volumes, espalhados para formar os pátios, permitiram a criação de um caminho desobstruído que se eleva e atravessa o topo da duna, oferecendo uma sensação marcante de chegada. O complexo é como uma pequena acrópole, posicionada na parte mais alta do terreno, com a suíte principal e uma grande sala ao ar livre de frente para o oceano. Dada a natureza longa e estreita do lote, uma casa de hóspedes separada com dois quartos foi situada na parte inferior do terreno, projetada para aproveitar a exuberante e tropical vegetação circundante.
A experiência arquitetônica inseparável de viver dentro e fora foi o ponto focal e a ideia central por trás deste projeto. Para realizar isso, o programa foi dividido em seis volumes diferentes, criando uma ecologia tropical de estruturas. Cada espaço oferece qualidades e experiências distintas moldadas pelo ambiente imediato que o rodeia (como orientações variadas, vistas, paisagens, microclimas, iluminação, ventilação, etc.).
A circulação também foi totalmente exteriorizada, com passarelas ou pontes ao ar livre conectando cada espaço para que os proprietários sejam induzidos a caminhar do lado de fora - ao redor de um jardim - para ir do quarto para a cozinha, da sala para o escritório, etc. O clima imprevisível da região também foi um impulsionador do projeto. Para criar espaços externos que acomodassem as condições climáticas variáveis, o desenho apresenta uma sala ao ar livre que oferece vistas panorâmicas da praia, com 16 persianas operáveis que podem capturar as brisas do leste ou fornecer proteção contra o sol; bem como um espaço externo de cozinha mais protegido para jantar e entretenimento quando o vento aumenta.
Com um desenho fundamentalmente tropical, cada volume tem apenas um cômodo de profundidade, com tetos abobadados que variam de altura. Portas de correr e janelas operáveis fornecem ventilação cruzada; deixam a luz entrar nos espaços; e oferecem vistas em todas as direções, incluindo as vistas da praia e da selva a oeste.
O projeto também procura unir referências vernaculares com as ideias do modernismo tropical. Formalmente, materialmente e arquitetonicamente o projeto faz referência às antigas casas encontradas na vila histórica de Harbour, com telhados revestidos em telhas de cedro vermelho ocidental aprendendo com os detalhes arquitetônicos encontrados nessas casas, como as terças e caibros aparentes, porém, com uma montagem inovadora.