-
Arquitetos: Bower Architecture
- Área: 322 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Shannon McGrath
-
Fabricantes: Britton Timbers, Limestone Australia, Lysaght, Viridian
Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois de uma longa busca, nossos clientes Cameron e Nicole encontraram uma propriedade na área de Bellbird, em Blackburn, uma área protegida que tem restrições contra o desenvolvimento significativo desde a década de 1960. Bellbird é um cenário suburbano de arbustos, conectado ao Corredor de Arbustos de Blackburn, um habitat crítico para a vida selvagem e animais. As paisagens de rua mantêm uma atmosfera pacífica sem calçadas, dominadas pela vegetação nativa. O local apresentava 41 árvores nativas estabelecidas existentes, todas preservadas na criação desta casa que convive com a paisagem natural onde se localiza.
O objetivo de Cameron e Nicole para nós era uma casa familiar de um único andar que mesclasse calor e conforto, que fosse respeitosa com a beleza natural de seus arredores de arbustos.
As maravilhosas copas de árvores, texturas, cheiros, sons e cores do local se tornaram os principais impulsionadores do projeto. As vistas de dentro eram dominadas por troncos e propriedades vizinhas, então demos preferência a abundantes janelas de destaque voltadas para o norte, que direcionam as vistas para cima e para fora das copas das árvores acima, inundando os interiores com luz natural. Internamente revestidos com carvalho da Tasmânia, esses destaques se desenvolveram em uma síntese da expressão externa do edifício, enquanto os telhados inclinados se elevam até as copas das árvores. Uma paleta de materiais leves e naturais internamente começa com uma espinha central de revestimento em calcário australiano, que envolve da entrada externa até o coração da casa. Materiais externos, como o Accoya serrado com óleo preto, foram selecionados para fornecer um pano de fundo contrastante para o cinza-verde dos eucaliptos, enquanto espelham a textura vertical semelhante à casca. Centrada em torno de uma cozinha, sala de jantar e espaço de convivência aberto que se abre para a paisagem na parte de trás, a casa é organizada para atender às necessidades de Cameron e Nicole por espaços para compartilhar com suas duas filhas e espaços de solidão para todas as suas atividades individuais: música, leitura ou estudo.
Este projeto é o resultado de uma maravilhosa relação colaborativa entre o arquiteto, construtor e cliente - cada um respeitando a experiência do outro. A equipe de construção tratou cada detalhe com artesanato e cuidado, resultando em um resultado meticuloso. O paisagista Sam Cox criou um jardim lúdico e sinuoso com uma abundância de gramíneas nativas. Cameron e Nicole plantaram mais de 1400 plantas nativas e instalaram um lago para encorajar a vida selvagem voltar ao local.
A Casa Bellbird preserva ativamente esta importante área de habitat natural dentro da zona urbana. É uma casa de atividade e união, um lar onde uma família pode se conectar com o ambiente natural e entre si.
Sustentabilidade: Princípios de design passivos e ativos são essenciais para o sucesso da Casa Bellbird, que alcança uma classificação NatHERS de 7,1 estrelas. Passivamente, janelas de destaque voltadas para o norte inundam os interiores com luz natural e exaustão. Proteção considerada de sombreamento solar durante o verão, aproveitando ângulos de sol de inverno; painéis verticais ripados para o oeste e leste fornecem sombreamento. Janelas menores cuidadosamente posicionadas ao sul e oeste facilitam a ventilação cruzada. Todo o vidro duplo é de alumínio termicamente isolado de alto desempenho e um carregador de carro está localizado na garagem.
A casa está repleta de mantas de isolamento e é meticulosamente selada. O revestimento é de madeira sustentável com óleo Accoya, com destaques de cinza prateado gerenciados localmente e sustentavelmente com certificação PEFC e revestimento em calcário natural de WA. Internamente, o carvalho da Tasmânia PEFC reveste os tetos e recursos sólidos de madeira reciclada nas principais peças de marcenaria, celebrando a beleza na reutilização de um material natural. Os princípios de massa térmica atuam por meio do revestimento de calcário e da laje de concreto isolada com aquecimento hidrônico para as principais áreas de convivência, enquanto o tapete 100% lã australiana adiciona calor.
Reconhecemos o povo Wurrundjeri, os Ocupantes Tradicionais da terra sobre a qual este projeto está situado.