-
Arquitetos: AANGAN Architects
- Área: 285 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Pratikruti09
-
Fabricantes: Hitachi Air Conditioning, Kesarjan Construction System, Kohler, LA fit, R R Kabel, Telesia Windows
Descrição enviada pela equipe de projeto. KAARYASHALA é o espaço de trabalho de uma empresa de arquitetura, cuja ideia surgiu da aspiração de trazer uma combinação entre as sensações de lar e de um ambiente orientado para o ateliê. A visão por trás do projeto e da criação do novo espaço de trabalho era trazer a ideologia da prática de design sustentável e sua jornada de duas décadas em forma de manifestação física. Foi idealizado para representar um processo significativo desde a escolha do local e contexto, organização do espaço, material e metodologia de construção e obras de arte. O projeto não é sobre estética atraente, móveis sofisticados ou iluminação técnica, trata-se da ideia de se mudar para uma vila, de fazer as pessoas acreditarem na reciclagem e reutilização; não apenas de materiais, mas de espaços e contextos. Em um mundo governado por "o que os olhos veem", este é o nosso lugar que "toca o coração", um sentimento que só pode ser experimentado estando no local.
A empresa KAARYASHALA é conceituada em torno da ideia central de sustentabilidade; seja no volume, na seção transversal, na paleta de materiais ou nos detalhes. O ponto de partida foi reutilizar tudo o que existia no antigo escritório e no novo local. Reutilização e reciclagem foram as atividades precursoras do projeto, tanto a forma quanto a funcionalidade foram um subproduto delas, juntamente com uma forte resposta ao clima. A forma plana simplista é uma manifestação clássica da filosofia da empresa de integrar pessoas, lugares, contexto e cultura, enquanto a seção volumosa concretiza nossas preocupações com a resposta climática. A conceituação da KAARYASHALA foi um processo para alcançar o informal no meio do formal, a vibração dentro do caos e, mais importante, equilibrar a coexistência da tradição e da mudança. A ideia de encontrar oportunidades no obsoleto e beleza nas ruínas nos levou a redefinir o significado de estética.
A planta linear é derivada das casas tradicionais do tipo "Gala", da cidade de Surat, que possuem 3 tipos de pátios - Pátio frontal, Pátio interno e Pátio posterior. O conjunto de três pátios atua como um bolsão comum profuso com a natureza e a sensação de lugar. Sendo a sustentabilidade o princípio central da filosofia de projeto, a orientação norte-sul do lote é substancialmente utilizada para trazer luz natural e ventilação através das portas frontal e posterior posicionadas nas extremidades do volume.
A planta mostra algumas das características mais arraigadas da empresa:
- Uma planta aberta que oferece transparência.
- Uma configuração formal, mas com uma vibração informal que mantem a cultura do escritório.
- Flexibilidade como plataforma aberta à participação do público na forma de exposições, eventos culturais, etc.
- Uma atmosfera de 'casa longe de casa' que evita comportamentos típicos de um local de trabalho exaustivo.
A manifestação da reciclagem e reutilização começa com a escolha de um local onde se desenvolve a ideia de reaproveitar um terreno abandonado e continua na escolha de cada material até o desenho do mais ínfimo detalhe. Alguns dos principais componentes foram:
- Tijolos feitos com resíduos de construção reciclados.
- Preenchimento da base com resíduos de construção do antigo edifício.
- Molduras de portas, janelas e persianas: feitas com madeira antiga recuperada (no local e fora dele).
- Piso principal: mármore branco residual e piso de tijolos feitos de surkhi residual (tijolo em pó).
- Porta principal do complexo: madeira antiga recuperada.
- Degraus da escada: madeira antiga recuperada.
- 60% móveis reaproveitados do escritório antigo, 20% móveis reciclados.
- Mural: resíduos de lona e outros tecidos.
- Resíduos de tecidos como elementos.
- Paisagismo: vasos e plantas antigas recuperadas, restos de areia grossa da mistura de concreto in-situ, pedra Kota recuperada.
- Divisória de destaque atrás da recepção feita com antigas telhas de barro.