-
Arquitetos: Estúdio Zargos
- Área: 610 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jomar Bragança
Descrição enviada pela equipe de projeto. Concisa, coesa e coerente: esses são os adjetivos que sintetizam a essência da Casa Prática. No fim de uma rua sem saída, cercada por montanhas e envolta por uma área verde, a edificação localizada em Belo Horizonte, possui uma dinâmica simplificadora, tanto no que diz respeito à materialidade como também ao uso.
A partir de um terreno com uma terraplanagem já existente, o desafio chave do projeto foi elaborar a inserção de uma nova casa que dialogasse com a lógica já estabelecida pelos cortes, arrimos e platôs pensados para receber um outro projeto. Deste modo, a casa foi organizada em dois pavimentos, da seguinte forma:
O primeiro pavimento, inserido um pouco acima da cota média das demais edificações do entorno, contém o acesso, com escada, rampa e hall, e um grande pátio que cumpre o papel de estacionamento e espaço multiuso, cercado por um expressivo paisagismo;
Já no segundo pavimento, se encontram a maioria dos ambientes e atividades fundamentais da casa, organizados de forma bastante integrada, inclusive com a paisagem da região, envolvida por uma aura de harmonia entre natureza e urbano. Assim, ao somar-se ao paisagismo proposto e à natureza presente no entorno, foi concebido um espaço que se articula como uma grande varanda, que sugere ao usuário uma sinestesia com o ser e o lugar.
Sua posição no alto de um vale proporciona visadas singulares da cidade. A utilização de materiais em suas formas puras, nos proporciona uma arquitetura simples, viva e potente.
Esse diálogo simultâneo com o urbano e a natureza constrói uma atmosfera dualista, em que a paisagem é protagonista. Sob esse olhar, é possível tanto aproveitar a tranquilidade do quarto abraçado pelo verde ao som do vento sobre as folhas, como também abrir-se à rua pela varanda, vislumbrando no horizonte as luzes da cidade.