-
Arquitetos: Abin Design Studio
- Área: 10000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Niveditaa Gupta
Descrição enviada pela equipe de projeto. As crianças passam uma considerável parte de seus anos formativos na escola, por isso, o ambiente construído é fundamental na formação de sua abordagem de desenvolvimento. Como a escola é chamada acertadamente de "segunda casa" do aluno, o lar deve ser um lugar de conforto, crescimento, segurança e empoderamento. Além disso, seja uma criança pequena ou um adolescente, não é incomum que eles gostem de um pequeno recanto ou nicho em qualquer espaço que frequentem e o transformem em seu "lugar" onde possam passar horas despreocupados.
O projeto da escola visa criar um ambiente de aprendizado harmonioso e estimulante que prioriza o engajamento e o bem-estar dos alunos. Enquanto o volume geral surge como um "tetris", a composição harmoniosa dos blocos exala uma atmosfera dominante, mas protetora. A fachada parece imponente em seu entorno, mas ao entrar, torna-se uma planta em forma de "C", contornando o campo e o parquinho. Ela é projetada com uma abordagem moderna e minimalista para criar um design elegante e coeso. A fachada de jali, destacada em vermelho, adiciona um elemento característico ao projeto além de, funcionalmente, permitir ventilação cruzada e um jogo emocionante de luz e sombra que é dinâmico assim como o movimento do sol ao longo do dia.
O projeto incorpora vários espaços de pausa, seja como pátios, corredores informais menores e áreas de jogos para as crianças interagirem informalmente fora da sala de aula. Os pátios internos paisagísticos proporcionam uma atmosfera acolhedora e aberta. Esses espaços são estrategicamente posicionados em todo o prédio para fornecer uma sensação de conectividade e integração entre os espaços internos e externos. A paisagem é cuidadosamente integrada ao projeto, com vegetação se misturando perfeitamente à estética geral do volume.
Os cortes de altura tripla são um recurso de projeto que se destaca com as cores vibrantes. Quando vistos desde a fachada externa ou interna do prédio parecem criar recantos únicos que rompem a monotonia da fachada lisa, já que possuem balanços esbeltos em ambos os lados. Devido à sua escala em relação às perfurações superficiais da estrutura, eles criam um senso de grandiosidade e abertura, fornecendo ampla iluminação natural e ventilação em todo o volume.
O uso de cores ousadas, recursos de design exclusivos e integração entre espaços internos e externos contribuem para a estética moderna, dinâmica e, portanto, "jovem" da escola.