-
Arquitetos: Bird de la Coeur Architects
- Área: 2935 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Dianna Snape
-
Fabricantes: Daniel Robertson, ISM Objects, Lohas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício comercial de seis pavimentos localizado no número 151 da Toorak Road, possui um restaurante térreo ocupando a extremidade da Darling Street em um terreno restrito no subúrbio da cidade interiorana de Melbourne, Austrália. Ele responde aos seus vizinhos patrimoniais com uma inovadora segunda pele Flex Brick erguida sobre uma base de alvenaria tradicional. O projeto é resultado de uma cuidadosa análise do padrão de tijolos do antigo Correio de South Yarra da década de 1890, localizado logo em frente, combinada com a necessidade de proteger a fachada oeste da carga térmica, mas mantendo as vistas.
O Correio de South Yarra, projetado pelo arquiteto do Departamento de Obras Públicas AJ McDonald, é um dos raros edifícios que personifica o movimento de final do século XIX o qual evoluiu para um estilo australiano de arquitetura, combinando motivos decorativos australianos e art nouveau com formas românicas americanas e baronais escocesas. É uma composição pitoresca assimétrica de tijolos vermelhos de 3 andares e é usado como ponto de partida para este novo projeto e sua seleção de materiais.
O elemento principal da nova edificação é uma impressionante pele de tijolos padronizados que protege o edifício do sol ocidental, empregada para o controle climático passivo. A pele de tijolos é instalada dentro de uma série de molduras profundas que controlam ainda mais o ganho de calor do noroeste. Sua cor e padrão modificam-se verticalmente em resposta à massa do edifício, aos controles de planejamento urbano e à coloração do contexto vizinho. Uma série de interrupções e mudanças de cor são usadas para organizar formalmente a fachada, enquanto internamente enquadram as vistas dos prédios importantes do entorno.
Este brise reduz o brilho e a temperatura interior do edifício, ao mesmo tempo em que mantem as vistas e a conexão com a rua. Estudos detalhados foram realizados para garantir que o conforto interno fosse mantido, reduzindo os custos de operação e a dependência de resfriamento mecânico. A base de alvenaria tradicional é feita de tijolos neutros em carbono produzidos na Tasmânia, usando biocombustíveis (e compensando quaisquer emissões restantes). Vários padrões de tijolos são emprestados do Correio para guiar e informar os ocupantes, levando-os à entrada, continuando para o interior do edifício e orientando-os até os elevadores e escadas.
Com os princípios de design desenvolvidos durante a pandemia de Covid-19 em mente, a fachada de pele dupla permite ampla ventilação natural controlada pelo usuário, mantendo a privacidade. Espaços externos ajardinados, incluindo um grande jardim na cobertura e um terraço voltado para a Toorak Road, proporcionam áreas externas verdes para descanso. Os escritórios são propositalmente crus e limpos para reduzir ou eliminar o desperdício de construção.