-
Arquitetos: Faulkner Architects
- Área: 353 ft²)
- Ano: 2021
-
Fotografias:Joe Fletcher
-
Fabricantes: Lutron, Ashley Norton, Blanco, CrystaLite Inc, Da Vinci Marble, Dynamic Architectural Windows & Doors, Haussman Natural Stone, Lucifer, Toto, Watermark Designs
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma família de São Francisco nos pediu para ajudá-los a ampliar uma propriedade existente perto do Lago Tahoe, nas montanhas de Sierra Nevada. O local fica em uma encosta voltada para o norte e tem vista para o Martis Valley e para a Lookout Mountain por meio de uma tela natural de pinheiros Jeffrey com 100 anos. Em nosso mundo de hoje, grande parte das construções são impulsionadas pela estética. Formas simbólicas e a implantação arbitrária de materiais nos remetem a nossa história. Normalmente, essas colagens de conforto para o olhar ignoram seus contextos que deveriam afetar a obra de forma tangível. Casas de madeira, semelhantes a móveis, construídas em uma migração cada vez maior para as terras selvagens e sob risco de incêndio, parecem torcer o nariz para o perigo, o sol e o vento.
Na CAMPout, o rigor e a implementação consciente de materiais com base na tomada de decisões do tamanho de um edifício instigam uma sensação de calma e conexão para todo o conjunto e, por fim, para a família. A paleta de materiais é derivada do contexto circundante de pedras de basalto e pinheiros que cobrem a floresta com um tapete de agulhas de pinheiro cor de ferrugem. Os vidros são limitados na interface externa e maximizados no pátio, onde a luz e a tela da floresta de pinheiros se conectam com segurança ao interior.
Escavada na encosta, os quartos envolvem um pátio que garante privacidade aos vizinhos. O espaço social da família é um pavilhão de concreto que conecta o pátio à vista distante. Um telhado de aço esbelto se inclina para abrir o interior, a face sul e para as pistas de esqui na montanha. Construído com paredes de concreto duplo de 20cm (8") com isolamento de espuma entre eles, estende-se até o telhado. As janelas do clerestório fecham o espaço triangular entre o telhado e as paredes de concreto.
A materialidade do concreto e as janelas temperadas com caixilhos de aço formam uma barreira resistente ao fogo e protegem o interior de cedro nativo que não recebeu acabamento. Os pisos de basalto foram escolhidos para remeter a paisagem. A estrutura de aço enegrecido está associada ao aço exposto. O acesso envidraçado ao redor do pátio conecta os quartos e o pavilhão principal ao pátio e ao fogo, como um acampamento. Os móveis compartilham os mesmos materiais e tons, reforçando ainda mais uma presença silenciosa que permite que a paisagem ressoe.
À medida que as mudanças climáticas aumentam a incidência e a magnitude dos incêndios florestais e continuamos a avançar cada vez mais na paisagem selvagem, devemos aprimorar os sistemas e materiais de construção para resistir a esses desastres. A consideração antecipada desses fatores deve ser feita juntamente com todos os outros atributos contextuais. A forma pode assumir uma postura protetora e os materiais podem ser incombustíveis.