-
Arquitetos: aflalo/gasperini arquitetos
- Área: 18242 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Choice Imagens, Daniel Ducci
-
Fabricantes: Arterra, Artnobel, Atlas, Dimarmore, Eliane, Glassec, Isar, Itefal, Luminacryl, Metadil, Portobello, Stone
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Colégio Bandeirantes, localizado na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, inaugurou em fevereiro de 2023 um novo prédio de 12 pavimentos, incluindo amplas salas de aulas com flexibilidade para mudanças de layout, uma biblioteca, refeitório, auditório, espaços de convivência e quadra descoberta. O projeto de expansão, desenvolvido pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos, é fruto de um masterplan concebido em etapas de implementação que visa transformar uma escola tradicional com edificações originais dos anos 1930 e 1970, para atender às novas demandas de ensino e também incluir na grade oferecida o ensino fundamental 1.
A iniciativa foi impulsionada pela reclassificação da área como Zona de Estruturação Urbana (ZEU), o que aumentou o coeficiente de metragem construída permitido para o lote. Segundo Roberto Aflalo, sócio diretor do escritório, a mudança na legislação permitiu abrir um potencial de expansão bem maior do que o previsto no projeto original. "Veio daí nossa proposta de masterplan para ampliação em três fases",afirma.
O primeiro edifício acaba de ser finalizado e traz uma fachada contemporânea que dialoga com a linguagem dos blocos existentes. "Para dar ao novo prédio a mesma identidade dos blocos existentes, trabalhamos com materiais e tonalidades que fazem uma releitura das fachadas originais, modernizando o conjunto sem perder as raízes", explica José Luiz Lemos, sócio diretor do aflalo/gasperini arquitetos.
A segunda e terceira fase de obras ainda não têm data para início, mas já estão sendo planejadas. Prevê a ampliação do edifício principal, incluindo um teatro com arquibancada retrátil e a construção de um grande bloco elevado sobre pilotis destinado ao ginásio esportivo. Na cobertura destes novos espaços será criada uma praça elevada multiplicando as áreas livres da escola.
“O desafio foi reinventar o campus do colégio através do masterplan em fases. Mais do que novos ambientes de ensino dinâmicos, a escola terá áreas comuns generosas e espalhadas em diferentes níveis, criando novas maneiras de circular pelo campus e de fomentar a troca de experiências entre os alunos”, complementa José Luiz.
Com essa iniciativa, o Colégio Bandeirantes amplia suas instalações e se prepara para atender uma demanda cada vez maior por ensino de qualidade desde os primeiros anos de vida. A iniciativa também contribui para a renovação da arquitetura da região, trazendo um olhar contemporâneo e inovador à paisagem urbana.