-
Arquitetos: Aktis Architects
- Área: 465 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Timothy Kaye
-
Fabricantes: Adbri Masonry, Thermeco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenvolvimento deste projeto foi pautado por uma jornada de descoberta. O conceito original era parcialmente submerso na paisagem. Entretanto, à medida que o conceito percorria por todas as condições desafiadoras do local/ambiente e do orçamento, uma estratégia contraditória surgiu. Não parecia haver motivo para esconder o volume na paisagem. Ele estava localizado em um ambiente rural, não em uma floresta natural. Dessa forma, o volume assumiu uma aparência monumental de materialidade e estrutura, ancorado com a força inabalável da sua paisagem.
O terreno era predominantemente plano, com uma mudança de nível de aproximadamente três metros ao longo de seu lado norte. Este é o lugar onde o volume foi implantado. Além da necessidade de localizar a edificação acima da planície de inundação, a orientação do terreno apresentou um desafio de projeto. Com amplas vistas da vegetação nativa ao sul, a resposta arquitetônica foi abrir a casa para elas e, simultaneamente, criar a oportunidade de introduzir claraboias e pátios para banhar o interior com a luz solar do norte.
A edificação é composta por dois telhados interligados, cada um assentado sobre uma caixa de blocos de concreto. O planejamento espacial materializado em uma estrutura de concreto e aço conferem ao volume sua força visual e definem a linguagem arquitetônica. A matéria-prima da estrutura continua no tratamento dos acabamentos internos e externos que refletem o desejo do cliente por materiais brutos e naturais (madeira, pedra, concreto e aço) em vez de gesso cartonado ou superfícies pintadas. As paredes feitas com blocos de concreto definem a forma da casa, enquanto a madeira é amplamente utilizada para trazer calor aos espaços internos. Claraboias e pátios iluminam o volume.
A planta prevê uma configuração linear dos espaços que elimina áreas de circulação e corredores. O sistema de grade estrutural cria um senso de ordem pelo qual o volume se posiciona em contraste com a paisagem. A colunata que corre ao longo da maior face da edificação é separada por amplas janelas que contrastam com as paredes feitas com bloco de concreto.