-
Arquitetos: Skarn Chaiyawat
- Área: 5200 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:DOF Sky|Ground
-
Fabricantes: Lysaught, TGSG, VCON
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a crescente popularidade do estilo de vida saudável, Buono, uma marca líder de alimentos e sobremesas à base de plantas, desejava expandir sua fábrica e edifícios de escritórios na província de Nakhon Pathom.
Os três novos edifícios estão posicionados lateralmente entre si, mas em paralelo com a estrutura do armazém existente no local. O Edifício A está situado em justaposição com o reservatório existente mais próximo do perímetro da propriedade. A conexão recém-estabelecida entre a arquitetura e a natureza cria um ambiente harmonioso dedicado ao bem-estar dos funcionários. Neste edifício, o salão principal funciona como uma cafeteria e pode ser adaptado para realizar vários eventos e atividades, como festas de fim de ano ou casamentos de funcionários. No mezanino, a sala de reuniões se abre para uma varanda com vista para o espaço de pé-direito alto, que pode ser usado para a realização de eventos especiais. O Edifício B tem várias funções, sendo que o primeiro pavimento funciona como escritórios administrativos e depósitos com acesso direto à área de carga, enquanto todo o segundo pavimento é dedicado a um laboratório de testes. Por fim, vinculados às câmaras frigoríficas existentes, os produtos acabados estão armazenados no Edifício C, um armazém com temperatura controlada de -25 graus Celsius.
Independentemente de suas diferenças funcionais e programáticas, os pórticos de aço pré-fabricados são empregados como as estruturas principais dos três edifícios. Fabricados por uma fábrica próxima, esses pórticos fornecem um fluxo de trabalho de construção ágil e flexibilidade nos métodos de revestimento do edifício. Em cada edifício, funções específicas exigem diferentes tratamentos do envelope. Lajes pré-moldadas de concreto alveolar com textura nervurada polida foram colocadas na vertical para fechar o Edifício A. As juntas de meia volta são impermeáveis e as bolsas de ar participam do isolamento do edifício, enquanto a textura do concreto tratado dá um toque mais refinado ao espaço de lazer. O Edifício B foi revestido em metal para acomodar vários programas e espaços de armazenamento, ao mesmo tempo, proporcionando flexibilidade para inserção de aberturas e mudanças programáticas no futuro. A vantagem dos pórticos é destacada no Edifício C, onde o armazenamento de -25 graus Celsius precisa ser envolvido por todos os lados por painéis sanduíche Isowall. Para manter a capacidade máxima de isolamento, os painéis precisam estar livres de buracos e perfurações. Para atender a esse requisito, os painéis foram instalados dentro do limite das estruturas do pórtico, criando um espaço de armazenamento isolado totalmente fechado sem nenhum volume saliente que possa causar problemas de condensação.
A intenção de criar um espaço para o bem-estar dos funcionários se estende ainda mais ao design do mobiliário solto. As mesas da cafeteria, estações de reciclagem, devoluções de pratos e estações de limpeza foram cuidadosamente projetadas para manter a continuidade do conceito do projeto.
A disposição em forma de "I" do Edifício A no local foi projetada considerando o ambiente natural. Percursos pedonais ao redor do reservatório criam um jardim para a cafeteria. As persianas de vidro texturizado voltadas para o nordeste e que se estendem da altura da porta até o teto permitem a entrada máximo de luz natural e, ao mesmo tempo, maximizam a dinâmica de troca de ar e, com isso, diminuem o uso de eletricidade.
Redes de arame de aço cobrem várias aberturas para proteger o interior de pássaros, um grande problema. No entanto, as redes ainda deixam entrar uma brisa constante do lado de fora e proporcionam um bom fator de visibilidade. Além disso, as áreas de serviço, como cozinhas, banheiros e circulações, são estrategicamente posicionadas na extremidade sudoeste da propriedade, agindo como um escudo contra o calor da tarde. Essas características delicadas do projeto, combinadas com um pé-direito alto do piso ao teto, criam um ambiente de trabalho confortável e prático.
Por fim, o projeto tenta proporcionar um ambiente bem equilibrado para oferecer um corpo e uma alma saudáveis para os funcionários no local de trabalho e criar um espírito positivo para a empresa.