-
Arquitetos: Sparano + Mooney Architecture
- Ano: 2022
-
Fotografias:Matt Winquist, Lucy Call
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como um dos principais escritórios de arquitetura de Utah, Sparano + Mooney Architecture foi escolhido por sua exploração e compromisso com o processo criativo, o que resultou em soluções inovadoras e premiadas em todo o oeste americano. Para os fundadores Anne Mooney e John Sparano, a paixão compartilhada por projetar dentro da paisagem ocidental áspera resultou em trabalhos em várias topografias e setores extremos, bem como em várias escalas, principalmente projetos marcantes para instalações artísticas e culturais e comissões residenciais sofisticadas.
Localizada em Emigration Canyon, acima de Salt Lake City, a residência Wabi-Sabi, projetada para uma família jovem, celebra uma vista única e elevada do cânion com uma conexão rara e direta com a natureza. O projeto foi concebido como uma expressão de elementos estáticos e dinâmicos, referenciando as relações entre a montanha, a vegetação e a vida selvagem encontradas no local. O termo 'wabi-sabi' é um antigo preceito filosófico da cultura estética japonesa que abraça o imperfeito, incompleto e transitório. Ele prega a simplicidade e honestidade na expressão, aquelas coisas modestas em nosso mundo que transmitem beleza à medida que envelhecem.
Devido à localização da casa, os proprietários desfrutam da vista da montanha desde uma perspectiva única e emoldurada, o que realça a relação entre os ambientes internos e externos compartilhada entre o espectador e a habitação. A casa é dividida em dois volumes em balanço que flutuam acima da paisagem e são finalizados com uma superfície enegrecida. O volume norte é orientado ao longo de um eixo leste-oeste para abordar as vistas tranquilas da montanha e abriga funções domésticas privadas da casa. Já o volume sudoeste acolhe espaços públicos mais ativos e é orientado ao longo do eixo do cânion em direção às vistas marcantes das paisagens naturais e urbanas.
O exterior é revestido com tábuas de cedro vertical que foram classificadas no local. O desperdício de construção foi minimizado por meio de uma concepção modular, expressada em seleções de materiais modestas. A altura geral dos volumes foi estabelecida com base no comprimento padrão do FSC-certified Western Red Cedar, uma estratégia que exigiu menos corte e desperdício do material. Além disso, o acabamento em azulejos de grande formato foi estabelecido em um padrão de ligação que se estende por toda a largura dos corredores e do pátio, maximizando assim a cobertura. Essa abordagem se estende à seleção de elementos internos como luminárias e mobiliário.
Projetada para alcançar a certificação LEED Gold, esta casa inclui uma variedade de recursos sustentáveis. O sistema de janelas foi projetado com aberturas operáveis em locais-chave para aproveitar a ventilação natural, reduzindo assim a necessidade de aquecimento / refrigeração mecânica e aumentando a qualidade do ar interno. O telhado é composto por gramíneas locais, camuflando a casa em seu contexto, e o terreno possui plantas e árvores nativas tolerantes à seca.