-
Arquitetos: F:Poles Arquitetura
- Área: 278 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Guilherme Lopes
-
Fabricantes: Alus Aluminium, Disparquet, Ezklo Marcenaria, Jardineiro Fiel, Mado Esquadrias e Fachadas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Residência FC, está localizado no interior de São Paulo na cidade de Votorantim e desde o início possuiu um desejo conceitual e estético muito particular de seus proprietários, qual tinham como demanda a vontade de morar numa residência que enfatizasse a memória afetiva que o casal possui das residências de campo da cidade de Gonçalves em Minas Gerais.
Além disso, uma das premissas para o projeto era para que tratássemos a implantação da residência de maneira a priorizar o pôr do sol que ocorre no fundo do lote, afinal, o desejo dos proprietários era de que a paisagem do anoitecer fizesse parte do cotidiano de toda família.
Para a tipologia o desejo era de que fosse uma casa térrea, integrada, com personalidade e de pouca manutenção, além disso era importante que houvesse um mezanino para locação de um escritório, onde o proprietário tivesse um espaço privativo para exercer o home-office.
Com isso, chegamos num resultado de uma casa térrea, com garagem, área social, área íntima e de serviço toda no mesmo pavimento, o ponto de chegada é um hall já conectado as salas de estar e jantar que estão conectadas visualmente com o mezanino e o pé direito duplo, integrando-se também com a cozinha e a área externa, onde otimizamos o leve declive existente no lote para implementar a piscina e um deck suspenso. Já o setor de serviço fica reservado, trazendo privacidade e bloqueio visual a área que menos interessa visualmente a residência, mas ainda mantendo a funcionalidade precisa.
Para a área íntima temos um pátio aberto central para iluminar uma das suítes que é utilizada como dormitório de hóspedes e um segundo escritório, e os demais sendo a suíte principal do casal e a suíte da filha, ambas com closet, voltadas para o recuo obrigatório do lote, totalizando assim 3 suítes.
O único ambiente que sai do pavimento térreo é o mezanino, aquele que era um desejo do proprietário, lá está locado um escritório junto a um terraço e uma biblioteca, biblioteca essa que é um elemento muito importante no projeto de interiores, afinal ela é bastante visível de toda a casa e é ela quem faz o papel de proporcionar privacidade ao escritório. O resultado deste mezanino também propiciou não só a vista do pôr-do-sol, mas também como a do nascer do sol por conta do pé direito e nível elevado do ambiente.
A resolução conceitual e volumétrica se deu utilizando as referências das residências de Gonçalves-MG desejadas pelos clientes, porém com uma roupagem moderna, a estratégia foi utilizar a madeira como elemento estrutural de boa parte da residência com vigas e cobertura, além do uso do tijolo e da pintura em tons pastéis e neutros, também optamos por fazermos um telhado inclinado e aparente, fazendo com que todo o conjunto, inclusive o projeto de interiores, atingisse as expectativas do cliente através da afetividade esperada por eles.