-
Arquitetos: Simple Architecture
- Área: 448 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Araksa Tea Garden
-
Fabricantes: Vectorworks
Sobre Araksa - O Jardim de Chá Araksa está situado nas colinas da rica floresta de Mae Tang, na Tailândia. A casa de chá / jardim produz chá orgânico de alta qualidade. O local é um dos mais antigos jardins de chá da Tailândia. Intactas por mais de 15 anos até agora, as plantas de chá não foram expostas a pesticidas ou fertilizantes químicos. O objetivo era projetar nova casa de chá usando materiais sustentáveis, localmente disponíveis e incorporar o edifício no habitat natural do jardim de chá. Todo o processo de construção levou quase dois anos e a loja foi inaugurada no final de 2019.
Material de construção - Selecionados por propriedades climáticas, disponibilidade, pegada ecológica e fatores sociais, os tijolos de adobe e a madeira de segunda mão local tornaram-se as duas principais fontes de materiais para a casa de chá. O solo originado no local tinha teor de argila suficiente. Ao misturá-lo com casca de arroz disponível localmente, fomos capazes de produzir dezoito mil tijolos de adobe. Após o processo de produção ser concluído, os tijolos foram armazenados sob um telhado construído para esse fim durante uma estação chuvosa. Troncos de árvores encontrados no local foram usados para a estrutura principal do edifício. Nenhuma árvore foi cortada para a construção deste edifício.
Sob o telhado, construímos paredes grossas para definir diferentes zonas de uso. Todas as paredes foram feitas de tijolos de adobe e rebocadas com uma mistura de cal local (Din Utharadit). Para o telhado, usamos cerca de cento e cinquenta mil telhas prensadas à mão, que conseguimos comprar em uma fábrica local. Essas telhas prensadas à mão são muito delicadas e tivemos que garantir que elas não ficassem muito molhadas durante as estações chuvosas, seguindo as especificações mínimas para a inclinação do telhado. O processo de construção levou quase dois anos, desde o lançamento das primeiras fundações até a finalização do reboco de cal das paredes.
Aspectos sociais - Nos comprometemos a garantir que o projeto atenda às necessidades imediatas e se alinhe com as metas de sustentabilidade de longo prazo do Jardim de Chá Araksa. Contratamos trabalhadores com diferentes conjuntos de habilidades da comunidade local e investimos em recursos disponíveis localmente. Durante o processo de construção, trocamos diferentes técnicas de construção e experiências culturais associadas, o que resultou em um conjunto de habilidades mais amplo para ambas as partes.
Meio Ambiente - Para reduzir as emissões de CO₂, usamos principalmente materiais naturais disponíveis localmente, como tijolos de adobe e madeira de demolição. Isso resultou em um uso mínimo de transporte e em uma redução dos custos imediatos. Somente para as fundações tivemos que usar concreto reforçado para fornecer uma base forte para as paredes de adobe e proteger as paredes de terra de possíveis inundações. Devido às paredes de adobe que absorvem o calor, ao posicionamento estratégico do edifício dentro do jardim de chá e, à ventilação natural resultante, não foi necessário nenhum outro meio de resfriamento. A disposição e a abertura das paredes proporcionam iluminação natural suficiente para o interior do edifício.