-
Arquitetos: David Chipperfield Architects
- Área: 1880 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Edmund Sumner
-
Fabricantes: Viabizzuno
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sentado fora de qualquer comissão convencional ou mesmo tipologia, o projeto de um espaço de performance dentro das cavernas Arcari, que costumavam fornecer pedra Pietra di Vicenza até seu fechamento, evoluiu através de uma longa colaboração profissional entre David Chipperfield Architects e o Laboratorio Morseletto, que produzem pedras e mármores artesanais tradicionais venezianos.
As cavernas são o resultado de 60 anos de extração, que deixaram um espaço cavernoso sustentado por pilares maciços irregulares e em grande parte preenchido com água sob uma colina arborizada em Zovencedo, perto de Vicenza. Ao entrar nas cavernas, é possível experimentar espaço, material e estrutura como uma única entidade única, onde natureza e arquitetura parecem imitar uma à outra. Reconhecendo essas qualidades extraordinárias, a família Morseletto frequentemente usava o espaço para eventos informais, o que os encorajou a desenvolver uma solução mais permanente.
As qualidades românticas e tectônicas da pedreira com a pedra esculpida e a água filtrada já eram tão fortes que apenas intervenções mínimas foram necessárias. O projeto reintroduz a típica pedra branca de Vicenza no espaço com uma série de plataformas, degraus e rampas, reminiscentes dos cenários de palco de Adolphe Appia. As plataformas são conhecidas como Cavea, uma referência aos degraus em camadas nos antigos teatros romanos. A intervenção criou um diálogo entre a arquitetura acidental das cavernas e as plataformas de palco e assentos formalizadas que representam ocupação e performance.
A pedra de Vicenza é o único material usado no projeto. A pedra é adicionada e subtraída e o projeto pode ser visto como uma continuação da extração histórica feita no local. Tanto a iluminação ambiente quanto a do palco, projetadas pela Viabizzuno, melhoram a atmosfera, com as câmaras cheias de água ao redor iluminadas por baixo adicionando ao espetáculo visual. O projeto criou um espaço multifuncional que preserva e enfatiza as características únicas do local.