-
Arquitetos: TERNULLOMELO ARCHITECTS
- Área: 3000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nuno Noronha Almendra
-
Fabricantes: Cortizo, Diasen, Duravit, GRUPNOR, Gabelex, JUNG, Polytech, Ponte Giulio, Tarkett, ULMA Architectural Solutions
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Estrutura Residencial para Idosos e o Centro de Dia para pessoas com Alzheimer e outras demências José Cabrita de Castro Marim está localizada no limite nascente da Vila, integrada no centro histórico na Zona Especial de Protecção do Castelo de Castro Marim, numa posição de grande interesse paisagístico, circundada a Norte pela paisagem da Reserva do Sapal de Castro Marim com a suas salinas, o Rio Guadiana e a Ponte Internacional do Guadiana e a Sudoeste pelo Castelo e pelo centro histórico de Castro Marim com os seu tectos e chaminés.
O edifício destaca-se pela sua simplicidade e pureza de formas, superfícies e pelo seu cromatismo - características da arquitectura típica algarvia - que proporcionam uma perfeita integração do edifício, um equipamento social de grande escala, na estrutura urbana de Castro Marim caracterizada pelo casario de reduzidas dimensões.
De forma a quebrar a leitura de um único volume de grandes dimensões, com proporções muito superiores àquelas dos edifícios vizinhos, manteve-se o alinhamento da cércea com os edifícios contíguos e assumindo a leitura dos vãos do piso 1 - de proporção vertical - como rasgos na fachada. Na sua fachada principal, o edifício mantém o pequeno oratório existente na Rua do Dr. Silvestre Falcão, paragem obrigatória de procissões.
No piso térreo, para garantir a ventilação e iluminação natural dos compartimentos deste piso, os planos de fachada são revestidos por uma grelha metálica de cor branca - clara alusão aos elementos de enriquecimento característicos da arquitectura tradicional algarvia. Esta solução permite criar transparência de dentro para fora e garante um sistema de vistas e, ao mesmo tempo, assegurar uma maior privacidade.
O edifício é constituído por um único volume em forma de “H”, com dois pisos úteis mais um piso técnico recuado. O piso térreo alberga todas as áreas funcionais e sociais da estrutura: recepção; direcção, serviços técnicos e administrativos; instalações para o pessoal; convívio e actividades; refeições; cozinha e lavandaria; serviços de enfermagem; serviços de apoio. A entrada é pela Rua do Dr. Silvestre Falcão, assegurando desta forma um acesso mais próximo à população. O primeiro piso é exclusivamente dedicado à área funcional do alojamento, garantido desta forma uma maior segurança e privacidade para os seus utentes. A configuração do edifício permite a criação de três pátios que garantem espaços exteriores para a realização de actividades ao ar livre (por exemplo plantação de uma horta), contribuindo assim para incentivar um processo de envelhecimento activo.
Na sua concepção foram tidas em consideração o conforto dos seus utentes - os materiais e as cores dos acabamentos interiores foram escolhidos para garantir um aspecto doméstico (e não hospitalar) e acolhedor -, mas também a origem e natureza dos materiais utilizados. Por exemplo, o isolamento térmico do edifício é garantido por um sistema de reboco com cortiça - ecológico, desumidificante, térmico, absorvente acústico e isolante acústico - que assegura o isolamento e o conforto térmico, mas também a qualidade do ar interior.