-
Arquitetos: OHArchitecture
- Área: 339 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Atsushi Shiotani
-
Fabricantes: fabricscape
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vila de Yamazoe, localizada em uma área de Okuyamato, sob administração da prefeitura de Nara. Aqui não tem nada, nem loja, ponto turístico e loja de conveniência. O Hotel de Yamazoe foi projetado aqui, onde só existe natureza. O cliente é um fabricante de sushi na província de Nara. Eles compraram uma casa Kominka (casa de estilo tradicional japonês) na vila Yamazoe e estão procurando um novo negócio de hospedagem.
Um prato, que comemos sempre sem pensar muito, é feito com o envolvimento de muita gente. Por exemplo, o chef que cria a comida, a pessoa que cria o método e a técnica de cozinhar, o produtor que faz os ingredientes, a pessoa que faz a louça para servir a comida, a pessoa que faz as ferramentas para fazer a comida, a pessoa que divide a comida, a pessoa que cuida da paisagem vista da janela, e assim por diante. Podemos apreciar “Um prato” dessas tantas pessoas, só que não percebemos.
A vila Yamazoe não é nada, mas também tem tudo. Há campos para plantar alimentos, estúdios para fazer cerâmica se caminhar um pouco e uma paisagem majestosa ao redor. Devemos visitar cada lugar por conta própria. Honestamente, é muito difícil. Mas isso nos faz encarar a nossa vida e o que não podemos perceber. O hotel pode nos fazer reencontrar uma vida comum. Ele é composto por um edifício principal (incluindo a recepção) e alojamentos.
Normalmente, os hotéis tendem a se fechar em busca de privacidade, mas pensamos em acolher o exterior (ambiente natural e clima) de forma proativa, abrindo propositadamente uma parte do hotel. Cada edifício foi reduzido, e fez com que os espaços semi-públicos no interior se pareçam com o exterior. Lá dentro passavam as pessoas da aldeia que nos traziam comida, entrava uma brisa agradável e brilhava um belo nascer do sol. Os visitantes podem sentir a vila de Yamazoe de perto enquanto estão dentro do quarto.
O saguão do edifício principal foi projetado como uma continuação dessa abordagem. Ao centro colocou-se uma bancada de cozinha, para que pudéssemos aproveitar a refeição enquanto vemos o movimento do chef. A partir desse espaço, em direção a cada quarto, a paisagem de Yamazoe se espalha diante de seus olhos. Termine o dia ao pôr do sol e acorde ao nascer do sol. O hotel foi construído para que se pudesse vivenciar esse ambiente tão primitivo.