-
Arquitetos: Pezo von Ellrichshausen
- Área: 2400 m²
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma pequena-grande edificação localizada aos pés da cordilheira dos Andes. Na verdade, é um conjunto de doze volumes diferentes separados entre si por juntas sísmicas visíveis. Dizer que esta coleção de blocos de concreto é uma casa seria muito simplista.
Dizer que é um museu seria muito humilde. Além de seu caráter secular, este grupo de volumes é mais um claustro. Tem um perfil severo, (mais uma vez) uma forma quadrada dividida por uma cruz assimétrica, com quartos no perímetro e em seu núcleo.
Esses quartos se desdobram horizontalmente em torno de quatro pátios diferentes: um alongado que segue o terreno natural junto com o nascer e o pôr do sol; outro, também alongado, orientado para o norte e totalmente plano, com um fluxo de água que conecta uma árvore solitária e duas extremidades triangulares; outro, sem direção, com um jardim circular de flores; e um último que triplica seu tamanho, com um lago e várias árvores antigas.
O nome desta estrutura intrincada é dado pelo tamanho do maior pátio, que equivale a uma praça de touros (chamada 'medialuna' na tradição rural chilena). Mas os nomes são o que menos importa.
A qualidade espacial de cada quarto, tanto interior como exterior, é marcada por aberturas singulares em múltiplas direções. Estabelece-se assim uma tênue linha de divisão funcional: quase não há contraste entre os ambientes para dormir e aqueles para trabalhar (para pintar, escrever ou jardinar).
Em alguns recantos há nuances de intimidade; em outros, o peso, o vazio e a opacidade se tornam, de certa forma, monumentais. O formato expandido do sistema torna evidente a extensão horizontal plana da cobertura, embora com uma transição quase imperceptível de um a dois andares.
A presença fortificada do volume - apesar da exagerada falta de espessura de suas paredes de concreto artesanal - é dividida por estratos horizontais de cornijas regulares. Em oposição a essas superfícies ásperas, as paredes do pátio são coroadas por beirais grossos, alguns retos e outros arredondados.