-
Arquitetos: K.A Studio
- Área: 210 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Quang Dam
-
Fabricantes: Boen Flooring VietNam – HTSG, Damsan, Hafele, MaiHoang Paint, Malloca, Panasonic, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ariosa é um apartamento com serviço que pode ser alugado a longo e a curto prazo. Está localizado no centro de Saigon, onde há a maior densidade urbana e de trânsito do país. Como a propriedade cobre uma área de 210 m2 (5x42), temos que enfrentar o problema urbano comum das casas alongadas que ficam próximas umas das outras: uma grave falta de luz e ventilação natural.
O projeto está localizado em uma rara rua principal que ainda preserva árvores bem desenvolvidas, mas o trânsito lá é bastante intenso. Em vez de empurrar a frente do prédio para o exterior, a posicionamos para trás e criamos uma grande varanda que atende pessoas que vivem em um clima tropical.
Além disso, o sistema de ripas de madeira e árvores na frente do prédio foi regulado e cuidadosamente calculado para reduzir a quantidade de poeira, fumaça e ruído da movimentada rua principal, e para evitar a luz solar direta do oeste. Isso não apenas garante privacidade, mas também mantém a interação dos moradores com essas grandes árvores antigas na frente e a vegetação do Palácio da Independência, um dos locais históricos mais famosos de Ho Chi Minh City, no sul.
Essa linguagem se espalha por todo o prédio, fornecendo a cada quarto sua própria nuance, mas ainda baseada em uma ideia geral unificada.
Para lidar com a ventilação deficiente e economizar energia, é proposta a solução de dois pátios cercando os apartamentos, o que ajuda a melhorar o microclima do prédio. Isso também ajuda a manter todos os quartos arejados. Durante o dia, os corredores são visualmente encurtados em comparação com seus comprimentos reais graças à fonte de luz compartilhada. Ao mesmo tempo, as janelas de persiana de madeira criam uma boa ventilação com alto conforto térmico e ar fresco adequado para os espaços ventilados.
Os clientes da Ariosa são jovens, dinâmicos, liberais e, principalmente, todos eles amam a natureza. Juntamente com o contexto do entorno, cada quarto foi projetado para representar uma pequena casa separada que é bem ventilada e suavemente banhada pelo sol sob a copa das árvores.
A linguagem que os arquitetos querem enfatizar sobre o projeto é a interação, a sustentabilidade e a proximidade com a natureza. Portanto, em vez de depender demais de decorações, os interiores foram projetados para serem flexíveis, simplificados e minimalistas. Armazenamos a maioria dos móveis em uma "caixa secreta", incluindo uma cama dobrável inteligente e mesa de jantar. Também organizamos um sistema de espaços diversos para oferecer aos nossos hóspedes a oportunidade de ter alternativas de acordo com suas preferências e necessidades pessoais para receber amigos todos os fins de semana.
Os materiais chave do prédio também são selecionados com critérios ecológicos, como madeira reciclada, madeira regenerada, concreto jateado e seixos, ...
Por meio do projeto, desejamos melhorar a qualidade de vida para espaços limitados em cidades grandes e pequenas e também aumentar a interação entre as pessoas e a natureza.