-
Arquitetos: Fabrizio Pugliese
- Área: 105 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Javier Agustin Rojas
-
Fabricantes: Destefano, Hande, TodoLuces
Descrição enviada pela equipe de projeto. Viviendas Fonrouge é uma obra de ampliação e reforma em um bairro residencial de baixa densidade. A partir desta intervenção, procura-se realizar um ensaio sobre a transformação da paisagem urbana, pensando em um modelo alternativo à demolição total, conservando certas pré-existências e operando com uma linguagem contemporânea sobre as mesmas a partir de sistemas de construção tradicional.
Os bairros e suas paisagens são ameaçados pela demolição sistemática que o mercado imobiliário propõe. Em resistência a este fenômeno, revaloriza-se o capital construído que é parte da memória coletiva de um lugar, onde já há um sentido de pertencimento comunitário e se valorizam as capacidades artesanais dos ofícios, produzindo novas tecnologias com recursos tradicionais.
"Para que o novo possa encontrar seu lugar, primeiro nos estimula a ver de uma forma nova o pré-existente" Peter Zumthor - Pensar a Arquitetura.
O programa trata-se de duas unidades funcionais desde sua construção nos anos 50. Nesta intervenção, ambas unidades foram ampliadas com um coroamento no primeiro andar e uma terraço com pátios intermediários e a linguagem das moradias se desprende das composições anônimas da paisagem do bairro.