-
Arquitetos: MOLD Architects
- Área: 200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Panagiotis Voumvakis
-
Fabricantes: BOROVAS, Crystal pools, IFI Group, KIPEUSIS, KRAAL LIGHTING, STONECRETE, VIEKKO FRAMES
Descrição enviada pela equipe de projeto. HOMA é um pequeno hotel boutique de 180 m2 em Vagia Serifos. Consiste em três alojamentos independentes, com 2 quartos e uma pequena área de estar cada um. As áreas externas, proporcionalmente muito maiores do que as internas, incluem cozinhas, áreas de estar/jantar e piscinas privativas para cada unidade. O contexto no qual o projeto foi criado é o sul de Serifos - uma área marcada pela intensa atividade de mineração. Vestígios das instalações de mineração estão espalhados por toda a área e significam a existência de um "segundo nível de habitação": um rico subsolo e um patrimônio cultural muito importante.
Os vazios do tamanho dos quartos resultantes das escavações indicam a entrada em uma segunda rede, subterrânea, de galerias abaixo do nível do solo. Na superfície, os caminhos calçados, bem como a rede de linhas ferroviárias dos vagões, criam cortes lineares nítidos que se integram emblematicamente à paisagem natural. Essas configurações lineares produzem amplas superfícies planas que atuam como extensões artificiais do terreno inclinado.
O reconhecimento dos restos dessas configurações e a intenção de reviver um cenário habitacional abaixo da superfície do solo formaram a ideia central do projeto. Aproveitando a curvatura natural do terreno, projetamos duas linhas angulares < LINHA > que são assimiladas à paisagem. Essas linhas definem duas plataformas planas, < PLANO > nas quais os alojamentos são colocados. (Um no primeiro e dois no segundo). Cada alojamento é posicionado com uma leve rotação, garantindo privacidade e vistas variadas do mar.
Os alojamentos são acessados pelo telhado, através de escadas lineares que definem a entrada para um "novo solo" de habitação, abaixo da superfície. Analógico aos adits (do latim aditus, entrada), única fonte de luz nas galerias escuras das minas, os pátios, escadas e piscinas resultam da subtração de volumes ortogonais dos planos.
Essas sequências de vazios e cheios criam espaços de vida funcionais e acolhedores banhados pela luz natural. Homa - do grego χώµα, solo: o pigmento mineral terroso no reboco, os móveis construídos em concreto polido branco, a madeira e as rochas naturais que emolduram a construção, enfatizam a natureza monolítica de uma composição que deriva do processamento escultural do solo natural.