-
Arquitetos: KS arquitetos
- Área: 250 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Roberta Gewehr
-
Fabricantes: Bolum, Deca, Docol, Elevato, Frazzon, GRAPHISOFT, Gradini, Ispersul, Móveis Hedler, Portobello Shop, Tok&Stok, Zoco Living
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em terreno plano em uma rua tranquila na zona sul de Porto Alegre, a Casa LC surge de um partido geral que foi lançado com base em uma premissa de projeto bastante incomum, a implantação deveria se concentrar no fundo do lote, guardando a maior distância possível do alinhamento frontal, além disso a edificação deveria ocupar o terreno de lateral a lateral, restando apenas uma fachada com possibilidade de aberturas. Essas premissas nos instigaram a buscar uma estratégia para otimizar a iluminação e ventilação dos ambientes, algo que sempre priorizamos em nossos projetos, especialmente os residenciais. Dessa forma criamos planos e volumes que se sobressaem, assim conseguimos gerar três fachadas com orientações diferentes, nelas acontecem vários rasgos que olham para o jardim na parte frontal.
A casa LC responde ao programa de necessidades de uma forma fluida, com ambientes amplos, iluminados e extremamente integrados. A partir da área social podemos ver praticamente todos os cômodos, os espaços são muito conectados. O sistema estrutural da Casa LC é de alvenaria portante de tijolos maciços, temos poucos pilares de concreto na residência.
Na casa LC não utilizamos reboco, a madeira, os tijolos e o concreto são aparentes, buscamos acima de tudo a praticidade e a funcionalidade nesse projeto, desta forma as instalações elétricas, hidráulicas e de ar condicionados são todas aparentes, o que ajudou a tornar a obra mais limpa, rápida e econômica.
Para trazer iluminação natural para o interior da casa LC, criamos um eixo central com pé direito duplo na área social e grandes aberturas. No segundo pavimento não existem corredores, a circulação se dá através de pontes que ligam os dois lados da casa. Para valorizar a área externa temos uma varanda no térreo sob a pérgola de madeira e um terraço que atende o segundo pavimento, de onde se tem uma bonita vista do entorno.
Queremos trazer um olhar bem atual para a arquitetura de tijolos aparentes que vem sendo investigada na América Latina há tanto tempo, revisitando exemplares importantes da nossa cultura, que colocaram luz sobre uma forma de trabalhar bastante adequada à realidade da nossa região, usando materiais e mão de obra locais e de fácil acesso.