-
Arquitetos: Gianluca Panichi Architetto
- Área: 200 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: METALLICA srl, SET.edil, Silvano Ferretti, Teodori Marmi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Reforma da zona onde se realizaram as primeiras obras de segurança na sequência da excepcional cheia de 2011 que destruiu quase completamente o complexo que ainda resistia na área, constituído por um chafariz, um lavatório coberto e uma escadaria que ligava ao estacionamento público acima.
O projeto visava uma recuperação funcional de forma equilibrada e respeitosa, sem recorrer a uma reconstrução filológica dos volumes destruídos, através de uma integração física e funcional das partes em falta.
A intervenção visa um projeto mais amplo de valorização arquitetônica, naturalista e funcional da zona, através da criação de obras e artefatos que pudessem ampliar as potencialidades da área, integrando as suas funções com um sistema mais alargado de percursos e zonas verdes.
A área é um lugar de memória do acontecimento que tão fortemente marcou o território, cujos sinais visíveis se mantiveram concentrados nesta parcela de terra, entre um sugestivo parque histórico e uma ribeira que voltou a ser alegre e fascinante com as suas águas profundas e límpidas cachoeiras e piscinas.