-
Arquitetos: DC.AD
- Ano: 2023
-
Fotografias:Lourenço Teixeira de Abreu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento TM8 é um projecto de reabilitação com cerca de 100m2 situado no bairro da Ajuda, em Lisboa, com a finalidade de aluguer para habitação de uma família jovem. O ponto de partida da intervenção pretendia a clara distinção espacial entre as áreas sociais e as áreas privativas.
Sendo assim, foi realizada uma reformulação total das áreas comuns, que estavam excessivamente compartimentadas, através da eliminação de todas as paredes e elementos existentes nas zonas correspondentes à Sala e Cozinha.
Deste modo, obteve-se uma área social com mais amplitude espacial, marcada pelas vigas metálicas estruturais, deixadas à vista como indicação da compartimentação anterior, e pela abundante luz natural. O volume correspondente à zona de cozinha foi projectado num bloco em tons claros, assim como o restante mobiliário fixo desenhado, de modo a iluminar ainda mais o espaço. Estes elementos, bem como as peças de decoração escolhidas criteriosamente, sugerem as diferentes apropriações da ampla divisão, oferecendo áreas funcionais mas mantendo a flexibilidade característica de um open-space.
O arco existente foi mantido, de modo a definir um segundo momento da área social, sendo este vão pontuado por uma nova moldura azul Klein que contrasta com os materiais mais neutros utilizados no resto do espaço.
Quanto à zona privada, foram preservados os três quartos existentes. Foi aproveitada a marquise que comunica com os dois quartos orientados a tardoz e I.S. social como varanda, criando uma zona de estar exterior. A varanda foi totalmente revestida a azulejos cerâmicos beges, refletindo a luz natural, enquanto a nova vegetação traz para a habitação uma ligação à natureza.
As duas novas Instalações Sanitárias utilizaram o mesmo revestimento cerâmico em branco, que se estende para as superfícies de bancada e duche, criando uma continuidade nas zonas húmidas. As portas de acesso são acentuadas pela cor azul, igual ao tom do arco da sala, criando uma maior coerência visual.