-
Arquitetos: NEBR Arquitetura
- Área: 300 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Walter Dias
-
Fabricantes: Alcoa, Cerâmica Bom Jesus, Deca, Elizabeth, Tintas Coral, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no Agreste Pernambucano, mais precisamente no bucólico município interiorano de São Vicente Férrer, a cerca de 120km de Recife. Em um lote urbano de geometria recortada, o relevo apresenta aclive em relação a rua de acesso à residência, o que favoreceu implantar a edificação de 300m² em sua cota mais elevada.
Uma moradia térrea e prática para um jovem casal com dois filhos. Com um programa doméstico sem grandes particularidades, a disposição linear ocorreu em detrimento do melhor aproveitamento do terreno. Esse raciocínio seguiu no zoneamento de vocação objetiva – zona social, íntima e de serviço – com a articulação dos cômodos internos de forma sequencial e pragmática.
Com o objetivo de tornar o sistema construtivo mais eficiente, o partido estrutural em concreto armado procurou expressar uma relação direta com o traçado regulador das plantas. Para quebrar a rigidez monolítica resultante, foram realizadas subtrações e cortes escavados na volumetria branca desenhada no projeto.
O partido formal edificado foi concebido por um conjunto racional de módulos que estabeleceram uma relação sequencial de espaços vazios. Com isso, porções internas do volume construtivo são removidos para conceber terraços externos para possibilitar explorar um apreensível jogo equilibrado de cheios e vazios.
A apropriação do sítio é dada através de uma sequência rítmica na fruição ofertada por esses espaços, ao atrair os residentes ao uso ativo da fachada leste. Esta verdade construtiva, manifestada por um forte rigor geométrico, delineou linhas retas que evidenciaram volumes puros na busca em conceder identidade à proposta.