-
Arquitetos: TATÚ Arquitectura
- Ano: 2021
-
Fotografias:Marcos Guiponi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é a construção principal de um sistema de elementos inter-relacionados entre si e com a paisagem que foram planejados para ocupar um território de cinco hectares em uma área rural do departamento de Maldonado, Uruguai.
Trabalhou-se sob a premissa de desagregar esses componentes na paisagem para construir um itinerário de eventos que convidasse os usuários a percorrer e viver grande parte do território. Nesse sentido, definiu-se um espaço de sombra (a casa), um espaço de fogo (a sala externa) e um espaço de água (a piscina) que acompanhavam a ideia de se vincular à ruralidade a partir da experiência direta da paisagem.
Por outro lado, são tomadas três características que fazem parte da tradição rural como fatores de disparo do projeto: o pátio central, a galeria aberta e as abóbadas. A articulação desses elementos no funcionamento geral da casa permite que se gerem transições interior-exterior controladas onde a própria casa funciona como um limiar entre o usuário e a paisagem.
O pátio central assume importância principal pelo aporte de abrigo e privacidade em um território desimpedido e exposto a ventos, sol e chuva de diferentes direções. A galeria é o espaço principal que vincula o usuário com o horizonte profundo do pôr do sol. A experiência interior da casa é acentuada na área social graças ao aumento de volume interior que a abóbada utilizada na cobertura principal oferece.