-
Arquitetos: Delton Leandro Arquitetura
- Área: 678 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:OKA Fotografia
-
Fabricantes: Gree, LC Souza Pedras Decorativas, LR Eucalíptos Tratados, Leroy Merlín, STECK
Descrição enviada pela equipe de projeto. Onde a natureza e a elegância se encontram em perfeita harmonia. Aconchego e tranquilidade em meio à paisagem natural baiana.
A Casa da Luz está situada no alto de uma falésia da praia do Espelho, no sul da Bahia. A construção é um belo exemplo de simbiose arquitetônica, em que a cultura local e os traços modernos coexistem, trazendo sensações únicas.
Com intuito de manter a vegetação original e preservar as espécies típicas da região, a casa foi construída em blocos interligados por um átrio central, que também serve como hall de entrada. O projeto suaviza a declividade do terreno utilizando patamares, contidos por discretas muretas revestidas em pedra, que apesar de trazerem traços ortogonais, acompanham as curvas de nível do terreno.
Na parte de entrada do terreno, junto à garagem está o bloco de serviço coberto por pergolado de madeira e envolto por um jardim de folhas largas. Esta estrutura comporta uma ampla lavanderia, rouparia, depósito e uma suíte para funcionários com vista para um gramado e belos coqueiros e mangabeiras.
O eixo de circulação principal é composto por uma passarela em madeira que vai desde o portal da entrada social da casa, passando pelo átrio central, até chegar a uma singela capela no fundo do terreno.
O átrio é o coração da casa e foi inspirado em um jardim oriental, com um pátio em areia, tendo no centro um lindo flamboyant, rodeado por passarelas em decks cobertos com pergolados e com fechamentos em painéis pivotantes em biriba que lembram biombos - uma versão baiana dos jardins japoneses.
O bloco social foi posicionado ao centro do terreno e possui fechamentos longitudinais em vidro e com grandes portas de correr, que proporcionam total integração com o átrio, a varanda externa, a área gourmet, a piscina e a jacuzzi. A sensação que se tem nesse espaço é de permeabilidade, liberdade e harmonia.
Luz. A cada hora do dia, a cada passagem de nuvem, a luz entra pelas janelas e frestas, criando um efeito efêmero e natural, um espetáculo visual que pode ser apreciado de diferentes pontos da casa. Ao caminhar pelos corredores de acesso às suítes, que são fechados por biriba, percebe-se o jogo de luz e sombra que estampa o piso e a parede.
Os quartos estão orientados para o nascer do Sol e tem vista para um bosque de árvores nativas. É um pequeno espetáculo assistir a luz permeando a mata e inundando o interior dos quartos, criando uma atmosfera serena durante a manhã. Os banheiros das suítes são espaçosos e modernos, suas paredes de pedra e seus jardins privativos trazem uma sensação acolhedora e natural.
O sincretismo religioso está presente em toda a casa, dos oratórios esculpidos nas paredes ao lado da entrada de cada suíte à pequena capela construída mais ao fundo do terreno, que foi concebida como um espaço de introspecção e contemplação.